Jornalista Jullie Dutra recebe Título de Cidadã do Recife

Primeira vencedora do prêmio máximo do quadro “Quem Quer Ser Um Milionário?”, do Programa Domingão com Huck, da Rede Globo, a jornalista Jullimária Dutra recebeu nesta quarta-feira (12) o Título de Cidadã do Recife. A homenageada, mais conhecida como Jullie Dutra, recebeu a comenda da Câmara Municipal em uma cerimônia no plenário da Casa realizada por iniciativa do vereador Zé Neto (PSB). O vereador Victor André Gomes (PV) presidiu o evento.

Jullie Dutra nasceu em Limoeiro (PE), cresceu em João Alfredo (PE), e veio ao Recife em 2001 para concluir o ensino médio. Anos mais tarde, iniciaria também na capital pernambucana seus estudos em jornalismo e sua trajetória na profissão, por meio da qual atuaria no Diário Oficial do Estado, por meio da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e em veículos como Diario de Pernambuco, Sistema Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco. Antes mesmo de ganhar o prêmio de R$ 1 milhão no programa da Globo, ela já havia se consolidado na carreira da comunicação, montando uma agência de assessoria de imprensa e marketing.

A dedicação aos estudos e à profissão levou Dutra a diversos lugares, como Bolívia e Cuba, onde cursou medicina. No Haiti, acompanhou o trabalho da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do país devastado por uma guerra civil e por um terremoto de 7,0 graus na escala Richter – a experiência geraria o livro “Caro Haiti”, lançado em 2012. Atualmente, a jornalista reside em Salvador (BA) se prepara para o concurso do Instituto Rio Branco, que dá acesso à carreira diplomática brasileira.

Em seu discurso de homenagem na tribuna da Câmara, o vereador Zé Neto enalteceu não apenas as conquistas de Jullie Dutra, mas a sua capacidade de superar desafios como a morte do pai, ainda na sua infância, e de sua mãe, em 2013.

“Ao me debruçar sobre essa iniciativa de entregar o Título de Cidadã do Recife a Jullie, eu entendi que não se tratava apenas de homenageá-la pelo que ela alcançou, o prêmio de um dos programas de maior audiência da televisão brasileira”, disse o parlamentar. “Trata-se de reconhecer e parabenizar Jullie pela luta que ela travou ao longo da sua história, por sua trajetória para ela chegar aonde ela quis chegar. Esse Título de Cidadã é sobre isso, é sobre o caminho e persistência. Não me entendam mal: não estou falando de meritocracia, longe disso. Estou falando de determinação, de ir ao encontro do seu próprio desejo, perseverando”.

Após a entrega do Título de Cidadã do Recife e da respectiva Medalha, Jullie Dutra ocupou a tribuna para fazer suas considerações. Ela prestou um relato de gratidão ao Recife, onde viveu marcos de sua vida: os diplomas do ensino médio e universitário, as primeiras experiências no jornalismo, o lançamento do seu livro, a chegada da sua filha, Maria Helena. “Estar aqui, recebendo o Título de Cidadã, é de imensa honra para mim. É recordar toda a minha vida, meus sentimentos, o entardecer na orla da Beira Rio, contemplando a beleza do rio Capibaribe. É lembrar, com afeto, das inúmeras vezes em que fui com minha mãe à feirinha do artesanato do Recife Antigo”.

A nova cidadã também aproveitou a oportunidade para anunciar um novo capítulo de sua vida que deve começar em breve na capital pernambucana. “Eu escolhi Recife para ser a sede do meu mais novo projeto: o Instituto Coros Comunicação, que tem como objetivo promover ações que ajudem as mulheres a entrarem no mercado de trabalho, a obterem bolsas de ensino, e consigam estudar para serem livres, assim como eu e todas nós que estamos aqui comungando deste momento”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 12.06.2024