Maviael de Souza Silva recebe Título de Cidadão do Recife

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao promotor de Justiça do Estado de Pernambuco, Maviael de Souza Silva, por iniciativa do vereador Doduel Varela (PSD), que fez a entrega da honraria em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (26). “Hoje, esta Casa Legislativa tem a honra de homenagear um profissional de extrema competência e dedicação ao serviço público. O compromisso de doutor Maviael com a dignidade, o decoro, o zelo, a probidade, a eficiência e o interesse público são princípios que norteiam sua conduta e servem de exemplo para todos aqueles que têm como dever servir ao próximo”, disse o parlamentar.

A solenidade foi presidida pelo vereador Almir Fernando (PSB), que compôs a mesa de honra com o autor do requerimento; o homenageado; a promotora de Justiça e Ouvidora do Ministério Público, Maria Lizandra Lira de Carvalho; o subprocurador geral do Trabalho, da Procuradoria Geral do Trabalho, Waldir Bitu Filho; o procurador de Justiça e ex-procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Agnaldo Fenelon de Barros; a promotora de Justiça Alice de Oliveira Moraes, representando a presidência da Associação do MPPE; e o promotor de Justiça Édipo Soares Cavalcante Filho.

No discurso de saudação ao mais novo cidadão do Recife, o vereador Doduel varela disse que a atuação constante e dedicada de Maviael de Souza Silva, fortalece a confiança da comunidade na justiça e promove a consciência de cidadania em todos nós. "Portanto, é com imensa satisfação que entregamos o Título de Cidadão Recifense ao ele, reconhecendo seu inestimável trabalho e dedicação à justiça e ao bem estar da nossa sociedade. Que sua trajetória continue a inspirar muitos outros a seguir o mesmo caminho de comprometimento e excelência”. Ele fez um breve resumo do trabalho do promotor de Justiça, que justificou a entrega da honraria.

Natural de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, Maviael de Souza Silva é formado em Direito e possui especialização MBA em Gestão do Ministério Público pela Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE). “Desde maio de 1995, tem desempenhado papel crucial na promoção da justiça em nosso Estado, iniciando sua carreira na Promotoria de Justiça de Ipubi e passando por várias outras comarcas, incluindo Ouricuri, Belo Jardim e, desde 2006, atuando como Titular da 16ª Promotoria de Defesa da Cidadania da Capital, onde tem se destacado na defesa do consumidor”.

A trajetória do homenageado, segundo o vereador, é marcada “por um firme compromisso com a justiça e a cidadania”. Entre 1997 e 1999, integrou o Grupo de Atuação Especial, combatendo o crime organizado nas cidades de Salgueiro, Floresta, Belém do São Francisco e Cabrobó. Também prestou serviços em Sanharó, Arcoverde, Pesqueira, Moreilândia, Araripina e Serrita.

No Ministério Público de Pernambuco, Maviael de Souza Silva exerceu funções de destaque, como a Coordenação dos Centros de Apoio nas Áreas de Fundações e Terceiro Setor e Patrimônio Público, de 2011 a 2019. Foi Membro Colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público na Área de Combate à Corrupção e, em 2019, assumiu a Secretaria-Geral do MPPE.

“Sua candidatura ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, figurando por três vezes na lista tríplice, é um testemunho de seu respeito e admiração por seus pares. Além disso, doutor Maviael tem compartilhado seu vasto conhecimento em diversas palestras sobre administração pública, dirigidas à classe política, sociedade civil, estudantes e empresários”, afirmou o vereador.

Após o discurso, o vereador Doduel Varela fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, ao promotor de Justiça do Estado de Pernambuco, Maviael de Souza Silva. Ao fazer o discurso de agradecimentos, o mais novo cidadão recifense, disse que recebia a distinção “com imensa honra e gratidão”, pois Recife “é uma cidade que tanto amo e que respeito sua história e cultura”. Falou das ruas, pontes, rios, paisagens, e do patrimônio arquitetônico e afirmou que esse conjunto é “testemunha de um passado glorioso, que se harmoniza com a modernidade”.

Maviael de Souza Silva lembrou que o Recife não é só história e cultura, mas também um centro de inovação e desenvolvimento. “O Porto Digital destaca-se como um dos maiores parques tecnológicos do País, atraindo talento e investimento de todos o mundo. Esta fusão do tradicional com o  contemporâneo torna o Recife um lugar único, em que o passado e o futuro se encontram de forma harmoniosa”. Ele também mencionou a hospitalidade do povo recifense e disse que, agora, tem a honra de se dizer que esta é a sua cidade. “Recife, com sua alma vibrante e seu espirito acolhedor sempre será fonte inspiradora e de orgulho para mim”. Ele agradeceu à Câmara do Recife, aos vereadores que aprovaram por unanimidade a propositura de entrega do Título de Cidadão do Recife, e ao vereador Doduel Varela, autor do requerimento.

Durante a reunião, os passistas Tadashy Miguelangelo da Silva e Mariana Angélica da Silva fizeram uma apresentação de frevo e o poeta Urbano Antônio Pastich também fez uma apresentação cultural. Num momento surpresa, o promotor de Justiça Édipo Soares Cavalcante Filho foi convocado a falar de improviso e disse que o homenageado é "um defensor incansável dos direitos humanos". No final, o vereador Almir Fernando agradeceu pela oportunidade de presidir o evento e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 26.06.2024.