Médico Walber Steffano recebe o Título de Cidadão do Recife
Natural de Fortaleza (CE), Steffano mudou-se para o Recife em 2002, logo após graduar-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Na capital pernambucana, realizou o seu período de residência em Pediatria, área em que iria se destacar – em 2021, assumiu o cargo de Gerente do Complexo Materno Infantil do Real Hospital Português, cargo que exerce até hoje. Também construiu uma carreira dedicada às entidades e representações médicas, ocupando cargos em espaços como o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE) e o próprio o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE).
“Vocacionado par lutar pelos ideais de uma medicina melhor, pautada na ética e no respeito a profissionais e pacientes, Walber não se furtou ao chamado para ajudar o Sindicato dos Médicos de Pernambuco. E com o SIMEPE, desde 2012 vem acumulando experiências, vem acumulando admiração e, sobretudo, o respeito entre toda a nossa categoria”, afirmou Tadeu Calheiros em seu discurso de homenagem. “Em pouco mais de uma década, ele ocupou os cargos de diretor de saúde suplementar, diretor jurídico e de relações institucionais, além da vice-presidência, sempre encabeçando lutas históricas e que garantiram avanços e direitos fundamentais para a categoria. Em 2022 foi aclamado ao cargo de presidente da entidade”.
Após a entrega do Título de Cidadão do Recife e da respectiva Medalha, Walber Steffano ocupou a tribuna para tecer suas considerações e agradecimentos. A inspiração retirada de familiares, colegas, colaboradores e da união das entidades da medicina pernambucana foi um dos pontos principais de seu discurso, bem como a gratidão à cidade que o acolheu.
“É com imensa alegria e gratidão que recebo a honra de ser agraciado com o Título de Cidadão Recifense. Este momento é extremamente especial para mim e representa o reconhecimento a uma jornada dedicada ao serviço à nossa querida cidade do Recife, a qual escolhi como a minha segunda Casa”, afirmou o presidente do SIMEPE. “Este Título não é apenas um reconhecimento do meu trabalho, mas, sim, uma celebração da generosidade, da acolhida e do espírito solidário do povo recifense. Recife, com suas pontes e rios, é uma metáfora perfeita da união e do encontro de culturas e histórias que formam a identidade desta cidade vibrante e acolhedora”.
A cerimônia foi pontuada por discursos de diversas autoridades presentes. Na tribuna, pronunciaram-se a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti; o presidente do CREMEPE, Mário Jorge Lobo; e o presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Hildo Azevedo. Além dessas personalidades, também fizeram parte da mesa de honra do evento a presidente da Unimed Recife, Maria de Lourdes Correia de Araújo, e o presidente da Associação Médica de Pernambuco, José Bezerra Neto.
Antes de encerrar a reunião solene, a vereadora Ana Lúcia não deixou de congratular o homenageado e tecer elogios à profissão médica. “Os senhores lidam com o que Deus chama de o princípio e o fim. Nesse interstício, toda a nossa confiança a gente deposita nas mãos dos senhores e das senhoras, e por isso que os senhores têm um papel tão importante. Eu quero expressar a minha gratidão pelo povo de Pernambuco e dizer que os senhores são fundamentais para as famílias”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 05.06.2024