Osmar Ricardo diz que moradores de Santo Amaro não aceitam habitacional em campo de várzea
O vereador disse que na noite de ontem, segunda-feira (10), houve uma reunião das famílias que residem na Rua Buarque de Macedo para debater esse assunto. “Eu participei da reunião porque fui convocado pelos moradores e mais de 40 pessoas, inclusive mulheres, que são mães de jovens e crianças, organizaram a reunião. Os moradores querem que a governadora Raquel Lyra não acabe com aquela área de lazer. Ela é uma das poucas áreas de lazer de uma comunidade onde residem cerca de 34 mil famílias”, disse.
Osmar Ricardo estranhou o fato de que, anteriormente, a especulação imobiliária era produzida por empresários do setor. “Antigamente, os empresários era que faziam a especulação imobiliária, pois queriam os espaços livres para construir arranha-céu. Hoje, é o governo do estado”, comentou. O parlamentar lembrou que a governadora Raquel Lyra, quando candidata em campanha ao cargo, esteve no bairro de Santo Amaro e prometeu construir um habitacional, para acabar com as palafitas e reduzir o déficit habitacional. “Mas, a proposta era construir em outro lugar, que não no campo do DER. A população foi surpreendida quando os técnicos chegaram lá para ver se há viabilidade de desativar o campo”, disse.
De acordo com o parlamentar, a população está pronta para reagir e não deixar que o campo seja desativado. Segundo ele, a população pode cercar o campo para evitar a implantação do habitacional. “Mas, antes, queríamos pedir ao líder da oposição aqui na Câmara do Recife [vereador Alcides Cardoso, PL] que medie um diálogo com a governadora para que o campo seja mantido”, disse. Osmar Ricardo observou que Santo Amaro tem outro campo de várzea, o Campo do 11, que no passado também foi ameaçado de ser desativado. Mas a desativação não foi adiante e o espaço recebeu incentivos com um projeto de esportes municipal. “Hoje, o campo está organizado, conta com uma escolinha de futebol, e é um celeiro de jogadores profissionais”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 11.06.2024.