Padre Biu de Arruda é o mais novo cidadão do Recife
Também compuseram a Mesa de Honra da reunião solene a mãe do homenageado, Maria Domingos de Arruda, além das representantes da Paróquia de São Judas Tadeu, Ana Pinto, e da Paróquia de Santa Luzia, Giovanna Xavier da Silva.
O vereador Felipe Alecrim, em seu pronunciamento na tribuna da Casa, afirmou que o Padre Biu de Arruda é um homem vocacionado, que abraçou o sacerdócio e vem impactando positivamente a vida das pessoas. Disse, também, que ele o influenciou a participar da política. "Padre Biu, junto com outros sacerdotes, enxergaram em mim essa vocação política", lembrou. "Mas Deus quis tocar na nossa história e nós abraçamos a missão como um verdadeiro ministério confiado por Deus à nossa vida, com o propósito de transformar muitas outras vidas".
Aliás, ele considerou ter convicção de que com "o ministério que Padre Biu abraçou e abraça até hoje, através do seu sacerdócio, do seu sim a Deus, muitas vidas foram transformadas", afirmou. Ao parabenizar o religioso por sua dedicação, Felipe Alecrim disse almejar que a Câmara Municipal do Recife se inspire "na sua história e na história daqueles que abrem o coração para ser um instrumento e canal da graça de Deus na vida de muitos".
O parlamentar exaltou, ainda, que "a Casa de José Mariano sempre se alegra quando abre as portas para homenagear pessoas e instituições que fizeram e fazem a diferença na vida de muitos". Em seguida, foi exibido um vídeo com depoimentos de familiares e amigos de Padre Biu.
Em nome dos fiéis paroquianos, Giovanna Xavier da Silva, da Paróquia de Santa Luzia, também fez um pronunciamento na solenidade. Ela contou um pouco da história do padre Biu de Arruda e destacou a importância do reconhecimento da Câmara do Recife. "É um dia muito especial para um filho da cidade de Cumaru, de uma família grande que viveu até os 20 anos na roça, sempre norteado pela fé cristã-católica". Ela falou dos desafios enfrentados e vencidos por ele ao chegar no Recife e da sua dedicação aos estudos. "O Padre Biu de Arruda é um pastor plural, viveu e vive a formação permanente. Ele transmite os seus conhecimentos de forma clara e objetiva nas suas homilias, proporcionando aos seus paroquianos uma linda e rica aula de catequese. Todos nós somos gratos pelo ensinamento. Ele é um defensor da vida intrauterina e tem uma habilidade ímpar na tribuna - é um orador nato. Faz prazer ouvi-lo no cotidiano, a sua espontaneidade e alegria são sinais de que vive em comunhão com Deus". Após a sua fala, o cantor Tony Muniz realizou uma apresentação da música "Madeira que Cupim não Rói", de Capiba.
O mais novo cidadão recifense, Padre Biu de Arruda, ocupou a tribuna e agradeceu pelo reconhecimento prestado. "Eu gostaria de lembrar a gratidão, o gesto brota do meu coração e, hoje, nesta noite, o meu coração está repleto de gratidão. Estamos aqui, com esse clima de alegria, satisfação e agradecimento, ao ver o vereador Felipe Alecrim, por iniciativa dele, conceder a mim este Título. É uma honra para mim ser, oficialmente, cidadão do Recife".
Segundo o Padre Biu de Arruda, receber o Título de Cidadão do Recife é também uma grande responsabilidade, e que "só resta a mim elevar a Deus uma prece de gratidão pela decisão nobre e unânime desta Casa, para conceder a esse jovem, com os seus 52 anos de idade, o Título de Cidadão". Ele disse, ainda, que os recifenses devem olhar para a cidade "com carinho, com olhares humanos para as pessoas desfavorecidas". Disse também que o Poder Público precisar dar mais atenção à saúde do povo da cidade.
Antes de finalizar a solenidade, o presidente da reunião, vereador Samuel Salazar afirmou que "a gente não escolhe onde a gente vai nascer, diferentemente da opção que a gente tem de escolher onde a gente vai viver. O senhor saiu da sua cidade e a sua vocação de ser padre lhe trouxe para o Recife. Então, parabéns ao mais novo cidadão recifense".
Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 04.06.2024