Reunião pública discute Lei Luis de La Mora

Na tarde desta quinta-feira (27), a vereadora Liana Cirne (PT) promoveu reunião pública para discutir um projeto de lei que pretende dar origem a “Lei Luis de La Mora”. A medida tem como objetivo “disciplinar a inscrição nos programas habitacionais da Prefeitura, com transparência, critérios de prioridade e de cotas”. Participaram do encontro, na Sala das Comissões da Câmara do Recife, representantes do Poder Público Municipal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além da viúva do professor de La Mora, parentes e amigos.

A vereadora Liana Cirne lembrou que adota em seu mandato a metodologia de antes de protocolar um projeto de lei, fazer a escuta da sociedade para aprimorá-lo, com sugestões coletadas no debate. O projeto de lei elaborado pela parlamentar consta de 11 artigos, que foram apresentados, através de slides, e explanados, um a um, com as pessoas presentes na reunião.

O Secretário Municipal de Habitação do Recife, Ermes Costa, parabenizou a vereadora pela iniciativa na construção do projeto de lei. Ele disse que a medida tem “fundamental importância para regulamentar esse processo de acesso às unidades habitacionais que a Prefeitura vem executando aqui na nossa cidade”. Também destacou tratar-se de uma inovação, visto que poucas cidades regulamentaram questões como a regra de acesso aos habitacionais, lista de cadastro de famílias, entre outros pontos.

A opinião foi compartilhada pela professora de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE, Danielle de Melo Rocha. “Eu acho que o projeto é inovador, principalmente por estar abrindo desde o início para discussão com a sociedade, tanto com a universidade, como com os movimentos sociais, possibilitando maior transparência e participação nos critérios para financiamento e acesso a uma habitação popular”.

Ela trabalhou com o professor Luis de La Mora “não apenas no mesmo departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, mas também no grupo de pesquisa que se chama Ciapa - Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem”. Este grupo desenvolve vários trabalhos de extensão universitária junto com os movimentos sociais. Danielle Rocha também integra o Conselho da Cidade, o Fórum do Prezeis – “instâncias onde se discute a questão do direito à moradia e do direito à cidade”.

Para Lucy de La Mora, viúva do professor Luis de La Mora, que dará nome à lei, a reunião pública teve um significado de reafirmação do legado deixado pelo seu marido. “Fico agradecida com essa homenagem. Imagino que ele, lá de cima, está agradecidíssimo de ver que o trabalho dele não está parado”. 

Ao final do encontro, a vereadora Liana Cirne sugeriu a formação de um grupo de trabalho que promoverá outras reuniões, com a participação da academia, movimentos sociais e poder público,  para aprimorar o projeto de lei.

Luis de La Mora – Professor, sociólogo e filósofo, Luis de La Mora atuou no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Pernambuco; foi um dos fundadores da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. Ele representou a Universidade junto aos movimentos sociais, integrando iniciativas como o Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis), militando pelo direito à cidade e à moradia. Faleceu em 2018, aos 74 anos.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 27.06.2024