Reunião Solene homenageia os porteiros
O vereador Rinaldo Junior dirigiu-se à tribuna enfatizando as conquistas profissionais da categoria e citou a Lei Municipal 18.350/2017, de sua autoria, que criou o Dia do Porteiro no Recife. Ele recordou um anseio da categoria, o adicional de periculosidade, que está em tramitação em Brasília. “Ter vocês aqui, na Casa de José Mariano, é um sentimento emocionante. Próximo domingo, dia 9 de junho, comemora-se na cidade do Recife o Dia do Porteiro, uma Lei de minha autoria, e a tribuna hoje é ocupada por representantes legítimos. O mínimo que podemos fazer é defender os interesses dos profissionais e essa iniciativa pode inspirar outras cidades. Algumas conquistas da classe trabalhadora dependem da política. E já me cobraram sobre a questão do adicional de periculosidade que tramita há mais de 20 anos e está parado no Congresso Nacional. Quem presidiu o colegiado em Brasília foi um empresário, e empresários, por muitas vezes, não são amigos do trabalhador, só querem o lucro. Tirar 30% do bolso, para eles, é muita despesa, mas, para os porteiros e porteiras, significa melhoria nas condições de vida e, também, investimento”.
O parlamentar recordou, em seu pronunciamento, do projeto de lei de sua autoria que regula as atividades de edificações e instalações na cidade do Recife, para criar regras e critérios na construção de novas guaritas nas edificações residenciais e comerciais. O projeto acrescentou os artigos 118-A, 118-B e 118-C à Lei Municipal nº 16.292, de 29 de janeiro de 1997, que regula tais atividades no Recife. Rinaldo Junior também ressaltou que os porteiros e porteiras representam uma classe muito unida, têm um Sindicato fortalecido, e agradeceu a presença de todos e todas no plenário.
“Hoje, essa categoria está aqui porque é fruto da política. Recentemente, aprovamos uma Lei importante que obriga os novos condomíniosa construírem guarita com vidro blindado, climatização nas guaritas e assento sanitário. Mas essa proposição foi aprovada porque a gente ocupou esse espaço de Poder, porque defendemos os interesses dos trabalhadores. A cobertura social do trabalhador é uma das maiores conquistas do movimento sindical no Brasil. Quando você é afastado por doença ou por outro motivo, por exemplo, o Sindicato custeia metade do salário. E essa iniciativa teve muita luta. A união de vocês é que faz um Sindicato forte. Hoje, para mim, é muito significativo e entra na história da Casa. Esses certificados que vocês irão receber vão com muito orgulho e mostrem para todos. Trabalhadores e trabalhadoras, meu muito obrigado pela consideração e gestos de carinho”.
Adilson Ramos Pereira, diretor e secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores de Condomínios do Estado de Pernambuco (SIEEC), lamentou a situação estrutural de alguns condomínios e pontuou que o Sindicato sempre busca aperfeiçoamento na defesa da categoria. “Os quadros da rede elétrica da Celpe (atual Neoenergia) estão sem condições, os subsolos de diversos prédios, em muitas ocasiões, são alagados e os trabalhadores são obrigados a evacuar a água. Essas e outras situações são nossas lutas. Agradeço a todos e todas que estão aqui e saibam que sempre busco mais conhecimentos para dar o suporte que necessitem. Contem com o Sindicato e é preciso dizer à sociedade que somos tão importantes quanto outras categorias. Somos os guardiões do bem maior do condômino: a família. Um feliz Dia do Porteiro para todos e todas!”.
Marcos Antônio Agostinho, representando os homenageados, disse estar muito feliz com a solenidade e confessou que a luta diária não é fácil. “Somos porteiros, psicólogos, enfim, tudo. Tenho 33 anos de trabalho no mesmo prédio. Peço a Deus quando saio de casa e quando saio do trabalho. Lidar com o público não é fácil e na portaria somo heróis. Dei cultura e educação aos meus cinco filhos, formei quatro e vim de Campina Grande porque queria dar uma vida mais digna aos meus pais. Sou um cidadão de bem”.
Helena Gomes da Silva, representando as profissionais homenageadas, falou do orgulho da profissão. “Somos mulheres guerreiras que estamos lado a lado, tendo companheiro ou não, e estou aqui porque tive a oportunidade de exercer a minha profissão. Quando cheguei no condomínio, aprendi muito com os colegas de trabalho. É muito importante estarmos unidos (as), sempre lutando pelos nossos direitos, deveres e ações”.
Homenageados:
1 Alexandra Maria da Conceição
2 Alexandre Pinheiro da Silva
3 Alexsandro Silva de Araujo
4 Andre Bertolo da Silva
5 André Vicente dos Santos
6 Antonio Carlos da Silva
7 Antonio da Silva Filho
8 Arlindo Constantino da Silva
9 Bruno Pereira da Silva
10 Carlos Alberto da Silva Júnior
11 Carlos Andre dos Santos Ribeiro
12 Carlos Roberto Paulo da Silva
13 Claudio Cleiton dos Santos
14 Cosme Eugenio da Paixão
15 Diogenes Vasconcelos de Santana
16 Dorgival Quirino da Silva
17 Douglas Sabino de Santana
18 Edilson Correia de Lima
19 Edmilson Luiz Viana de Albuquerque
20 Ednaldo Jaime de Lima
21 Edson Joaquim da Silva Filho
22 Eduardo Dantas da Silva
23 Erik Alves da Silva
24 Ernandes de Almeida Santos
25 Evandro Batista
26 Evandro Justino de Souza
27 Ezequiel Ferreira de Andrade
28 Gabriel Severino dos Santos
29 Genivaldo Jorge da Silva
30 Gerson Pereira da Silva
31 Gleidson Almeida da Silva
32 Helena Gomes da Silva
33 Jaderson Lima de Oliveira
34 Jair Morais dos Santos
35 Jefferson Hugo da Silva Tenório
36 João Wagner Alves dos Santos
37 José Cleonildo da Silva
88 Jose Gercino de Oliveira
39 Jose Lopes da Silva
40 Jose Nascimento de Siqueira
41 José Renato dos Santos Neto
42 Josuel Rufino da Silva
43 Leandro Alves Bezerra da Silva
44 Leandro Fideles Ramos
45 Leandro Santos da Silva
46 Leonardo Oliveira
47 Leonardo Pedrosa Teixeira
48 Leone Ferreira de Menezes
49 Leylanderson Cavalcanti de Souza
50 Manoel Francisco da Silva
51 Maqui Pereira da Silva
52 Marcelo Barbosa da Silva
53 Marcio Barbosa Nascimento
54 Marcos André Mendes da Silva
55 Marcos Antonio Agostinho
56 Marcos Aurelio Batista Querino
57 Marcos Gomes da Silva
58 Marcos Severino da Silva
59 Marcos Vinício da Silva
60 Maria Da Assunção Patrício de Morais
61 Maria Jose Ferreira de Araujo
62 Mario Joaquim da Silva
63 Mauricio Honório Aleixo
64 Moisés Ramos
65 Nailton Severino da Silva
66 Nigriano de Souza Santos
67 Odair Vitor da Silva
68 Paulo Gaspar de Oliveira
69 Pedro Vicente da Silva
70 Rafael Eduar Caboclo dos Santos
71 Reginaldo Alves Fernandes Júnior
72 Roberta Dionisio da Silva
73 Robson Francelino dos Anjos
74 Rogério Moraes da Silva
75 Rogerio Pinho de Oliveira
76 Romildo José de Oliveira
77 Romildo José de Oliveira
78 Rosinaldo Silva dos Santos
79 Severino Carlos da Silva
80 Severino Xavier dos Santos
81 Silvano Domingos do Nascimento
82 Silvio Ramos dos Santos
83 Vadeildo Pedro da Silva
84 Valdemir Accioly
85 Valdir Freitas Melo
86 Valdir Lopes Valentim
87 Vandilson Torres
88 Wallas Barreto de Moraes
89 Wanderley da Silveira Almeida
90 Welington Francisco Rocha
91 Wellington dos Santos Brito
92 Welliton Santos Silva
93 Wilson José Daluz
94 Wlesses Alexandre dos Santos
95 Zeniclea Bezerra Galindo
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 06.06.2024