Reunião solene na Câmara celebra teatro e circo
Ambas as datas são celebradas em 27 de março – mas, devido à coincidência do dia com a Semana Santa deste ano, o evento de homenagem ao circo e ao teatro foi remarcado para esta quinta-feira. “O importante mesmo é que a gente possa destacar que Recife não seria a Recife que é se não existissem vocês na luta diária, na construção cotidiana, no trabalho consequente e resistente de cada dia”, disse Cida Pedrosa em seu discurso na tribuna do plenário da Casa.
A parlamentar também ressaltou a necessidade de fomentar ainda mais a cultura no município. “Recife precisa de mais ambientes, terrenos para o circo, casas de espetáculos, escolas de formação, apoio aos Festivais de teatro, dança, circo, literatura originados da produção; apoio aos espaços culturais independentes, concurso para a Fundação de Cultura e para seus equipamentos de Cultura”.
No evento, 80 integrantes dos circuitos culturais do teatro e do circo receberam certificados de homenagem. Uma placa honorífica foi concedida aos integrantes do “Baile do Menino Deus”, que realizou uma apresentação no plenário da Casa de José Mariano.
Na tribuna também se pronunciaram representantes das pessoas homenageadas, incluindo o autor do “Baile do Menino Deus”, Ronaldo Correia de Brito e a atriz e representante do teatro, Stella Maria Saldanha. A produtora do “Baile do Menino Deus”, Carla Valença, também compôs a mesa de honra do evento.
O artista do teatro e defensor do circo itinerante, Williams Sant'anna, representou ambas as linguagens na ocasião. Ele defendeu a necessidade de avançar em relação às políticas públicas da cultura – especialmente em relação ao circo, que conta com iniciativas ainda incipientes. “Precisamos rediscutir como devemos atuar. E eu não sei como. Mas, certamente, os Conselhos de Políticas Culturais precisam ser ocupados por pessoas que tenham conhecimento das nossas causas e compromisso com o coletivo. Precisamos participar e ocupar os fóruns, as câmaras setoriais, as conferências, e discutir muito com o Executivo e com o Legislativo. Sei que muitos aqui estão cansados”, comentou. “Mas é preciso estarmos atentos e fortes, porque o desrespeito e a invisibilização nos espreitam”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 06.06.2024