Ronaldo Lopes destaca Dia Mundial do Orgulho Autista

Ao lembrar que nesta terça-feira, 18 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista, o vereador Ronaldo Lopes (PP) chamou a atenção para a necessidades de se reforçar as políticas públicas que garantam melhores condições de vida para as crianças que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como aos seus familiares. “O autismo não é uma doença, mas uma alteração neurológica. Sou tio de duas crianças que têm o transtorno e sei das dificuldades que a família enfrenta tanto para fechar o diagnóstico quanto para conseguir acompanhamento”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira.

O Dia Mundial do Orgulho Autista é uma iniciativa da organização americana “Aspies for Freedom” e é celebrado no Brasil desde 2005. O objetivo da data “é desfazer concepções negativas sobre o autismo, promovendo ações de conscientização no sentido de que ele não é uma doença, mas uma variação neurológica natural da diversidade humana”. O vereador Ronaldo Lopes aproveitou para homenagear todos os profissionais que trabalham com crianças que tenham o TEA e citou os nomes das psicopedagogas Sonia e Luciana, que atendem pelo Instituto Semear Mário Lopes, localizado na Zona Norte. Segundo o parlamentar o Instituto existe há 15 anos e atende a 232 crianças.

O vereador aproveitou para falar de sua atuação como parlamentar que tem, entre suas prioridades, defender as políticas públicas que beneficiem as pessoas que têm o transtorno autista. “Sou o autor do requerimento número 12606/2023, que solicita à Prefeitura do Recife, a possibilidade de criar uma equipe multidisciplinar para atendimento a pessoas que tenham TEA, pelos Compaz”. O Compaz, disse ele, é uma ferramenta de transformação “e de cidadania, um espaço amplo, que poderia ser utilizado também com essa finalidade, sobretudo para atender às crianças com o espectro. O meu requerimento foi aprovado e esperamos que seja colocado em prática”.

Ronaldo Lopes destacou, ainda, que vai dar entrada em um projeto de lei na Câmara Municipal do Recife que solicita a criação de um centro de saúde municipal para trabalhar exclusivamente dando apoio à criança com o espectro autista.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

 Em 18.06.2024.