Ronaldo Lopes repercute alagamentos em dias de chuva

A intensidade das chuvas durante o final de semana, trazendo como consequência o alagamento de ruas em diversos bairros, foi o tema do discurso do vereador Ronaldo Lopes (PP) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (17). “Foram grandes os transtornos enfrentados pela população, principalmente nas comunidades mais pobres. É um caos todas as vezes que chove. O Recife precisa de políticas públicas para enfrentar as consequências das chuvas”, disse. Segundo ele, além dos alagamentos, também houve desmoronamento de barreira e de lonas que são colocadas nas encostas.

Ronaldo Lopes disse estranhar “a prestação de contas” que é feita pelos parlamentares da bancada de situação, na tribuna da Câmara do Recife, que elogiam a gestão municipal quando se referem às obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura Municipal. Ele questionou o emprego dos recursos do município. "Fico sem entender, inclusive, onde estão sendo empregados os recursos que vieram para o município através dos empréstimos que a Prefeitura solicitou autorização a esta Casa [legislativa]. São empréstimos que até eu votei a favor, pensando em ajudar o povo do Recife. Esses recursos dariam condições de a gestão fazer obras necessárias para atender às comunidades mais carentes da cidade e melhorar a vida de muita gente”.

Duas obras de infraestrutura, cobradas pelo vereador Ronaldo Lopes, foram a dragagem do Rio Tejipió e a limpeza do Rio Morno. “Bastam cinco minutos de chuvas, para a cidade alagar. A gente anda no bairro do Ipsep, só tem alagamento, assim como em Afogados e na Imbiribeira”. Esses bairros ficam na Zona Sul, mas o vereador acrescentou que na Zona Norte ocorreram os mesmos transtornos no final de semana. “Em Nova Descoberta, na área próxima ao Mercado Público, ficou cheio de água; em Passarinho, a mesma coisa. No Córrego do Marreco, que fica no Brejo da Guabiraba, houve até desmoronamento de barreira com lona. Há quem diga que a lona traga segurança para a população que reside nas proximidades de barreiras, mas no Córrego do Marreco uma casa quase foi embora com a lona”.

O vereador questionou qual é a prioridade da gestão em aplicar os recursos públicos. “A Prefeitura do Recife prioriza gastar milhões de reais com propaganda, mas não dá prioridade à política habitacional. Ninguém mora pendurado numa barreira, correndo risco de vida, porque quer. Mora em área de riscos porque não há uma política de habitação na cidade”, disse. O vereador Felipe Alecrim (Novo) pediu aparte e parabenizou Ronaldo Lopes pelo debate e disse “que o final de semana foi de caos no Recife”. Ele reafirmou que “não vemos investimentos contundentes em macrodrenagem para melhorar a situação da cidade” e que a consequência disso “é que a situação fica dramática, sobretudo, em dia de maré alta”. Outro vereador que pediu aparte foi Davi Muniz (PSD), ele disse que  “no final de semana, 80% dos bairros do Recife foram atingidos pelos alagamentos".

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 17.06.2024.