Ryu Uchihara recebe o Título de Cidadão do Recife
O vereador disse tratar-se do reconhecimento de um trabalho feito por Ryu Uchihara em favor da cidade, mostrando “a nossa cultura, levando o que tem de melhor aqui do Recife, as nossas expressões culturais, as nossas belezas naturais, mostrando para todo o mundo”. Romerinho Jatobá destacou, também, que o homenageado é “um apaixonado por Recife, que conhece bem a nossa história, que veio morar aqui, gostou tanto da cidade e que fala tão bem dela. Então a gente hoje torna Ryu cidadão recifense de direito, [porque] de fato ele já se sentia”.
Ao receber o Título de Cidadão do Recife e a respectiva medalha que acompanha a honraria, Ryu Uchihara afirmou não ter palavras para expressar a tamanha felicidade. “Eu nunca pensei que ia receber essa homenagem tão especial. Então eu estou muito feliz”, salientou. Ele disse sentir-se grato e falou um pouco do seu amor pela capital pernambucana. Considera que tem duas casas, em dois lugares que ama: em Tóquio e em Recife. "Então é quase a minha cidade natal, né? Assim, [o lugar] onde eu nasci”, afirmou.
Ryu Uchihara tem 25 anos e passou a maior parte da vida sendo atleta de futebol no Japão. Cursou Direito, entrando na Universidade com bolsa de esporte e durante o curso, começou a trabalhar numa churrascaria brasileira em Tóquio. Pouco tempo depois, fez dois intercâmbios: um na Austrália e outro no Havaí. Nesses intercâmbios, teve contato com recifenses e aprendeu gírias e um pouco do sotaque pernambucano.
Em 2021, veio pela primeira vez ao Brasil, para passar 20 dias e escolheu ficar no Recife. No final do ano passado, foi entrevistado nas ruas de Tóquio por um brasileiro, o sotaque dele chamou a atenção e o vídeo “viralizou”. Com a relevância que passou a ter na Internet, Ryu Uchihara escolheu mudar-se para viver na capital pernambucana e tem trabalhado na promoção da cultura recifense através das suas redes sociais, que contam com mais de 100 mil seguidores.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 10.06.2024