Solene celebra 65 anos da Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal
Almir Fernando ressaltou que a Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal é uma entidade que há décadas tem sido um farol de fé, serviço e amor cristão. Segundo o parlamentar, a SAFP tem desempenhado um papel vital na vida da Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil e citou exemplos femininos bíblicos.
“Organizada na Rua Raul Pompéia, em Água Fria, a SAFP surgiu da necessidade urgente de oração pelos enfermos entre as famílias das irmãs e de ajudar as igrejas locais em todas as suas atividades. Gostaria de ressaltar a importância das mulheres na história da fé cristã, conforme encontramos nas Escrituras. Desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento, numerosas mulheres desempenharam papéis significativos na redenção e na vida do povo de Deus. Débora, uma profetisa e juíza corajosa em Israel, Ester, que arriscou sua vida para salvar seu povo; Maria, mãe de Jesus, exemplo de humildade e obediência a Deus; Maria de Magdala, fiel seguidora de Jesus e testemunha de sua ressurreição; Priscila, colaboradora fiel na propagação do Evangelho ao lado de Paulo; e Febe, reconhecida por sua dedicação ao serviço cristão e liderança entre os irmãos, são apenas alguns exemplos inspiradores”.
O parlamentar enalteceu o papel feminino na sociedade e de como a Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal tem servido como exemplo de assistência social. “A SAFP tem sido um exemplo vivo de como as mulheres podem abraçar sua dignidade e graça, desvendando o significado profundo de seu papel no mundo e na obra do Reino de Deus. No evangelismo, as mulheres desempenham um papel fundamental. Seu testemunho pessoal e exemplo de vida têm o poder de atrair outros para Cristo. A influência das mulheres vai além das palavras que proferem; ela é moldada pelo exemplo que estabelecem em suas vidas diárias. Como cristãs, são chamadas a ser modelos de retidão, amor e piedade. Suas ações devem refletir os valores do Reino de Deus, inspirando outros a seguir o caminho da verdade e da justiça. Portanto, que possamos reconhecer e celebrar a responsabilidade que as mulheres têm na forma como se comunicam, na importância de fazer o bem. Hoje, celebramos e reconhecemos a imensa contribuição da SAFP e de todas as mulheres que, com seu esforço e dedicação, têm mantido viva a chama do Evangelho em nossos corações e em nossas comunidades. Que esta homenagem seja um sinal de nosso profundo respeito e gratidão por tudo o que têm feito e continuarão a fazer”.
Em seguida, Séfora Lopes, sócia da Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal (SAFP), ocupou a tribuna da Câmara do Recife e fez as suas considerações. Ela detalhou o histórico da entidade e também citou nomes que fizeram parte do início da SAFP. “O intuito da SAFP é inserir a mulher de forma mais atuante na dinâmica da igreja. O público feminino crescia e se viu a necessidade de um ministério que pudesse não só acolhê-las, mas potencializar o discipulado feminino. Além do cuidado social, da evangelização e propagação do Evangelho de Jesus Cristo. Essa história começou uma época difícil no nosso país e, consequentemente, para a nossa cidade. Durante mais de seis décadas, temos ajudado a igreja do Senhor no universo feminino. Mostrando que a força e a capacidade d a mulher estão na habilidade como discipuladora, mãe, esposa hábil e conselheira trazendo o equilíbrio para o convívio de nossos lares e ambientes de trabalho”.
Mércia Lins, presidente da Região Litoral Nordeste, disse que o trabalho das mulheres que compõem a SAFP era reconhecido pela sociedade. “Lembro que as mulheres da Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal faziam enxovais para as mulheres que estavam grávidas, muitas visitas, orações e há um acolhimento. E isso continua até hoje. Essas mulheres que aqui estão dobram os joelhos e fazem suas orações. A Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal não está aqui para ser servida, está aqui para servir. Vamos continuar o trabalho, mulheres”.
Eliane Menezes, presidente do campo de Água Fria, lembrou dos desafios e dificuldades encontrados no início da SAFP e teceu agradecimentos à Casa. “Em 13 de março de 1959, 11 mulheres se juntaram e iniciaram uma sociedade feminina em nossa igreja. Elas não imaginavam no que esse simples gesto se tornaria, nem na grandiosidade desse feito, tinham apenas sonhos e desejos e teriam que enfrentar grandes desafios. Visitando mulheres a pé, ou até de ônibus, dentro da cidade, ou no interior, com dificuldade ou sofrimento, mas quando se tinha um ideal, desistir não é uma opção para nós. Esse espírito se tornou uma marca na SAPF, como um DNA que passou nas gerações de mulheres que viveram e vieram nos anos seguintes, como nós que estamos aqui. Milhares de mulheres foram abraçadas por nós direta e indiretamente, por meio de trabalhos sociais de discipulado e de cuidado. Sempre com o mesmo ímpeto: fé e coragem. Com 65 anos de SAFP, temos a mesma força e nosso alcance tem disso bem maior. Quero agradecer a Casa do Povo que reconhece a relevância de pequenas comunidades e suas ações. E a todas vocês, aqui presentes, que abraçam esse propósito comigo”.
O pastor Edivan Menezes disse que as mulheres fundadoras da Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal tiveram um ideal em forma de sociedade. Ele também destacou o valor feminino na igreja e agradeceu o vereador Almir Fernando. “Após seis décadas de serviços prestados à comunidade com ações, não só se limitando a espiritualidade das pessoas, trago uma reflexão baseada no trabalho dessas mulheres. A primeira é a de que os verdadeiros discípulos de Cristo honram o valor da mulher. A história bíblica é farta de mulheres como Maria, mãe de Jesus, que enfrentou todos os desafios para que o Salvador do mundo pudesse ser alimentado e ser cuidado. As mulheres ocupam espaços de liderança em nossa igreja e podem nos ajudar no engrandecimento do Evangelho. Prova disso é que estamos aqui hoje, na Casa do povo, celebrando os 65 anos de um ministério feminino extremamente eficiente para o desenvolvimento da nossa denominação. Deus não permite preconceitos e nem exclusões. Agradeço a Casa por provar, mais uma vez, que é de todos e abre espaço para reverenciar um grande trabalho. Vereador Almir Fernando, em particular, eu agradeço pela oportunidade dessa solenidade”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Homenageadas:
1 Andréa Barbosa da Silva Lima
2 Aucidélia Pereira de Lima
3 Aurineide Nascimento dos Santos
4 Cicera Espíndola da Silva
5 Daniele Monteiro
6 Dayana da Silva Schork
7 Dayane das chagas Soares
8 Eliane de Moraes Menezes
9 Elionise Sacramento Bezerra
10 Fernanda Maria Lemka
11 Glêdes Rodrigues da Silva
12 Ivonete Monteiro
13 Joselma Maria Araújo de Freitas
14 Lenira de Melo Eloi
15 Lúcia Alexandre
16 Marcia Mª da Silva Outtes
17 Maria Aparecida Guedes da Silva
18 Maria da Conceição Freitas
19 Maria da Conceição Oliveira dos Santos
20 Maria José da Silva Aroxa
21 Maria Olímpia do Nascimento
22 Marli Nunes de Santana
23 Mércia Lins do nascimento
24 Nubia Paula Ferreira da Silva
25 Ozielita Andrade da Silva
26 Raimunda Souza de Oliveira
27 Rita de Cássia de Oliveira
28 Rosângela Pinto dos Santos
29 Sefora Lopes de Souza
30 Solange Martins da Silva
31 Taisa Ranielle Machado de Souza
32 Thaiane Maria de lima
33 Zelia Lucinda
Em 27.06.2024