Vigilantes recebem homenagem da Câmara do Recife

No Brasil, o Dia do Vigilante é celebrado anualmente em 20 de junho. Para marcar a data, a Câmara do Recife promoveu uma reunião solene nesta sexta-feira (14), no plenário da Casa de José Mariano. O evento, realizado por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), prestou homenagem a representantes da categoria, incluindo aqueles que perderam suas vidas em serviço. O vereador Ivan Moraes (PSOL) presidiu a cerimônia.

Em seu discurso na tribuna do plenário, Cida Pedrosa ressaltou sua proximidade em relação aos movimentos de defesa dos trabalhadores e falou da necessidade de reconhecer as pessoas que trabalham na profissão de vigilante, em especial as mulheres. Ela lembrou que tramita na Câmara do Recife o projeto de lei nº 83/2024, de sua autoria, que propõe que a capital adote a reserva de 30% vagas de emprego para mulheres na função de vigilante.

“Reunir vocês, junto com todos sindicatos e profissionais da área, neste plenário, é abrir frestas. É trabalhar para que a sociedade reconheça o relevante trabalho realizado por vocês. Trabalhar nesse ramo não é fácil. Ainda somos uma sociedade bastante violenta, marcada pelas mais variadas desigualdades sociais, desigualdades que são históricas, e que estão ligadas diretamente às vulnerabilidades do nosso povo”, disse a parlamentar na ocasião. “Por isso mesmo é que as condições de trabalho precisam ser justas, melhoradas, melhoradas permanentemente, bem remuneradas. O que vocês ganham é muito pouco para o tamanho do trabalho e do perigo da profissão de vocês”.

Após a entrega de certificados honoríficos para vigilantes – no caso daqueles que faleceram, aos seus familiares –, dirigentes sindicais e advogados trabalhistas, foi exibido um vídeo de homenagem à profissão no plenário da Casa. Em seguida, o presidente da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV), José Boaventura, ocupou a tribuna para fazer suas colocações.

Ao plenário, Boaventura também tratou dos desafios das mulheres vigilantes e salientou que há mudanças na compreensão dos objetivos e papel social da categoria. “É relevante dizer quanto nos custou lutar, construir o nosso sindicato, as nossas organizações, para exatamente saber qual é o lugar nosso na história, nas sociedade, na vida das pessoas. Quando criaram a profissão de vigilante em 1983 – temos só 41 anos de existência – a ordem para um vigilante dentro de um banco era só proteger dinheiro”, relatou. “Entrava em um banco, trocava tiro com bandido, morriam bancários, clientes, vigilantes. E o dinheiro voltava ao mesmo ugar. Nós compreendemos, naquele instante, que o nosso papel não era esse. O nosso primeiro papel em um banco, em um hospital, em uma escola, seja onde for, é proteger a vida das pessoas”.

A dirigente sindical Adriana Lemos do Amaral representou as trabalhadoras do setor e falou da importância da luta organizada por direitos. “Como representante do sindicato, como representante da categoria, como representante das vigilantes femininas, nossa luta é incessante por direitos, por melhorias e por conquistas. E é por isso que nós brigamos, e é por isso que nós convidamos, chamamos toda a nossa categoria para que participe junto com a gente dessa luta para a gente poder, cada vez mais, galgar mais condições para todos nós”.

Ao encerrar a solenidade, o vereador Ivan Moraes agradeceu a Cida Pedrosa pela oportunidade de presidir o evento. “Hoje, para mim, foi um dia de muito aprendizado”, afirmou. “Eu agradeço muito por conhecer a luta de vocês, conhecer um pouco da caminhada de quem se organiza para lutar pelos direitos das pessoas que se propõem a cumprir a tarefa de vigilantes”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

 

HOMENAGEADOS – SOLENE DIA DO VIGILANTE


Homenagem póstuma:
Claudemir Batista da Silva
- Representado por sua irmã Claudia Batista da Silva
Gabriel da Silva
- Representado por sua esposa Ieda Carla de Moura e Silva
Nivaldo Bezerra da Silva
- Representado por sua filha Katyane Silvestre da Silva
Francisco de Assis Chaves Fragoso
– Advogado SINDESV-PE - Representado por seu filho Eric Fragoso
Homenagem - professor de curso de formação de vigilante
Almir Jatobá


Homenageados SINDESV/PE:

Diretoria:

Adeilton Andrade Silva
Adriana Lemos do Amaral
Alexandre Francisco de Oliveira
Amaro Manoel dos Santos Filho
Amauri Barbosa da Silva
Carlos Gomes de Melo
Claudio Manoel Urbano Ventura
Crislania Marcela de Almeida
Dayson Alves de Andrade
Demetrius Guimarães de Lima
Deuzir Gomes do Nascimento
Edson Daniel de Abreu e Melo Filho
Jorge Luiz Rodrigues Pereira
Eliel Rodrigues da Silva
Flávio de Freitas Oliveira
Jairo Leandro Gomes
João Rodrigues Florêncio
Jose Fernando de Lima
José Francisco de Oliveira
José Inácio Cassiano de Souza
José Marcos da Silva
Jose Ricardo da Silva Barbosa
José Vital Arlindo da Silva
Josimar Dias da Silva
Josué Cavalcante - Ex Diretor Sindesv/PE
Laudenor Guedes de Souza
Leidson Herculano da Silva
Leonardo Albuquerque Rodrigues da Silva
Luiz Carlos Barbosa
Marcelo Ferreira Pestana
Marcelo Mendes de Medeiros
Márcia Cristina Lima Bezerra
Marlene Alves da Silva
Mauro Sérgio Barbosa da Silva
Normando Lucena de Oliveira
Paulo Fernando da Silva
Paulo Ricardo Santos de Almeida
Rubem Correia de Sena
Sandro José Alves
Severino Rodrigues da Silva
Thiago Dias de Lima


Advogados:
Clóvis Eduardo Gomes de Moraes
Daniela Siqueira Valadares
Elaine Cristina da Silva
Paulo Azevedo
Raimundo Pereira


Vigilantes:
Adeilton Alves de Carvalho
Alex Sander Alves da Silva
Auredeniks Amaro da Silva
Carl Geórgia Franklin dos Santos
Cintia Marinho da Silva
Denilson Flavio Rodrigues de Souza
Edilson Alves Gama
Edmundo José Pereira Reis
Geraldo Alves da Silva
Jaqueline Santos Peronico
José Clesio de Souza Sales
José Joaquim da Silva Filho
Josinaldo Leonildo dos Santos
Juliana Santos Melo Vila Nova
Luziclaudia José dos Santos
Márcio Alves da Silva
Marcio Francisco de Oliveira
Marco Aurélio Barbosa da Silva
Nadja Costa Santiago
Sebastião Ribeiro da Silva Junior
Severino Porfirio da Silva
Shirlene Maria da Silva
Thamirys Carolline da Silva


Homenageados SINDFORTE-PE

Adilson Pereira Ramos - Diretor Sindfort-PE
André Dierson Maciel Domingues Ferreira - Diretor Sindfort-PE
André Luís Nonardo dos Santos - Diretor Sindfort-PE
Fabio José Martins Paixão - Diretor Sindfort-PE
José do Carmo Ribeiro Neto - Diretor Sindfort-PE
José Fernando de Albuquerque leão - Diretor Sindfort-PE
Luiz Carlos Cunha da Silva - Pres. SINDFORT-PE
Lupércio Liberato da Silva - Diretor Sindfort-PE


Vigilantes:
Carlos Alberto da Silva Leitão
Edmilson Paulo de Ananias
Ednaldo José Carneiro
Feliciano dos Santos Gomes
Gildo Ribeiro do Nascimento
Marcos Henrique Melo da Silva
Maxlandro Manoel da Silva
Pedro Paulo Vasconcelos de Oliveira e Silva

Em 14.06.2024