Aline Mariano critica situação do Metrô do Recife

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (1º), a vereadora Aline Mariano (PSB) criticou a situação em que se encontra o Metrô do Recife, após pelo menos três paralisações em uma semana, além da superlotação diária. Ela convocou os sete membros da Comissão de Representação Suprapartidária para o Acompanhamento do Transporte Público do Recife para que se reúnam em prol do fortalecimento do tema. “É um absurdo o que tem acontecido com o transporte público. É adoecedor. Infelizmente, nada tem sido feito, essa é a realidade”, disse.

A vereadora Aline Mariano convidou os membros da Comissão de Representação Suprapartidária para o acompanhamento do Transporte Público do Recife a se reunirem e somar esforços em busca da melhoria do transporte público. “Nós precisamos nos reunir para discutir sobre o transporte público e judicializarmos, se for o caso. Tomarmos as medidas cabíveis, irmos à Brasília, bater na porta dos nossos deputados federais".  Ela também cobrou ações e teceu críticas ao governo do Estado.

A parlamentar também pontuou o grande intervalo entre os ônibus e que a rede elétrica do metrô apresenta problemas recorrentes. “O metrô entrou em greve por 25 dias e não tivemos uma sinalização de melhoria. Como se não bastasse, faz pouco tempo que retiraram 200 ônibus da frota. Quando isso vai ser prioridade? Só é prioridade na época de campanha. Foi prometido para o povo de Pernambuco que o transporte público seria melhorado, e não estamos vendo essa melhoria na ponta. Portanto, convoco a Comissão de Transporte Público para, juntos, tomarmos uma iniciativa”, disse.

Aline Mariano pontuou que “as pessoas não estão preocupadas se [o transporte público] é de responsabilidade municipal, estadual ou federal”, mas que a população recifense precisa que o problema seja resolvido. “Hoje, o metrô é federal, mas todos têm responsabilidade, e foi dito pela governadora que, se fosse o caso, estadualizaria. As pessoas querem que seja pago um valor justo e que se tenha qualidade. Nós temos uma das tarifas mais altas do país e é uma vergonha, as mulheres são assediadas dentro do metrô, é superlotado, e tanto eles quanto os ônibus parecem uma lata de sardinha. Isso é terrível e tem que ser resolvido. Nós queremos uma resposta efetiva. As pessoas não aguentam mais passar pelo o que tem passado”. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 01.07.2024