Beto Café é o mais novo cidadão recifense

O jornalista Gerson Lima Moura, conhecido como Beto Café, nasceu em Fortaleza (CE) e foi criado no Rio de Janeiro. É comunicador desde os 14 anos e foi com essa idade que começou a trabalhar como locutor nas rádios dos centros comerciais carioca. Chegou a capital pernambucana há quase três décadas e na manhã desta quarta-feira (3), recebeu o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Joselito Ferreira (PSB). O evento ocorreu na Sala da Presidência da Câmara Municipal.

Em 2007, Beto Café formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Maurício de Nassau, atual UNINASSAU. Passou pelas emissoras SBT, Band, Record e, atualmente, é apresentador de projetos especiais na Rede Globo Nordeste. Atualmente, o homenageado é empresário, compositor, escritor infantil, cantor e apresentador do “Programa É Pipoco”, da Rede Globo Nordeste, exibido aos sábados. “Ele tem mostrado todo o potencial cultural e gastronômico das principais comunidades recifenses. Bairros como Alto José do Pinho, Brasília Teimosa, Alto José Bonifácio, entre outros já foram palco do Programa, que tem desempenhado um papel importantíssimo na divulgação da nossa cultura, de projetos sociais e das nossas raízes”, ressaltou o vereador Joselito Ferreira.  

O vereador Joselito Ferreira ressaltou que é fã de Beto Café e pontuou que a história do mais novo recifense é formada por superação e grandes conquistas. “O que me motivou a entrega do Título de Cidadão do Recife para Beto Café foi a sua história de vida. Todas as emissoras por onde ele já passou sempre acompanhei o seu trabalho. Beto Café tem 27 anos conosco, morando na capital pernambucana, e é muito bonita a gratidão dele pelo Recife. Ele vem de uma família pobre, assim como eu, sempre com o objetivo de lutar e prosperar na vida. Eu admiro muito pessoas que progrediram fazendo o bem para os outros”.       

Segundo o parlamentar, Beto Café já trabalhou em diversas profissões antes de começar na televisão. “O mais novo recifense já foi vendedor de sanduíche natural nas praias, de pipoca nos trens, de roupas, assim como já foi entregador de panfletos. Aos 16 anos, o homenageado fez um curso de teatro e iniciou os trabalhos com peças infantis. Aos 19 anos, voltou para Fortaleza, profissionalizou-se no rádio e passou por diversas emissoras, como a Jovem Pan e a Rádio Cidade. Em meados dos anos 90, veio para o Recife e trabalhou em Rádios como TOP FM e Rádio Cidade, mas acabou migrando para a televisão”.

Beto Café ressaltou o sentimento de viver por quase três décadas no Recife e de receber o Título de Cidadão na Casa de José Mariano. “Eu fico muito orgulhoso porque eu cheguei no Recife e não saí mais dessa cidade desde a minha chegada. É muito bom você ser reconhecido como Cidadão de uma cidade que você escolheu para viver é das maiores honrarias que alguém poderia receber. Nasci em Fortaleza, aos sete meses de idade toda a família migrou para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos retornei para Fortaleza, trabalhei por dois anos e meio e vim para o Recife para passar férias, no meio do Carnaval. E quando você chega aqui com os maracatus, caboclinhos e toda movimentação cultural que só o Recife tem, impossível não se apaixonar. E não saí mais daqui”.

O mais novo cidadão do recifense também falou sobre como passou a conhecer mais profundamente a cultura da capital pernambucana e do Estado, e contou como ganhou o nome Beto Café. “Meu nome de batismo é Gerson Lima Moura e aqui eu me tornei Beto Café. Quando fui trabalhar na Rádio Cidade, a dona da rádio na época, Isabel Cristina, me batizou com esse nome porque a rádio tinha um público jovem e eu precisava mudar meu nome. Então, passava uma senhora oferecendo café na rádio e eu dizia que não tomava. Daí nasceu o nome Beto Café. Depois eu migrei para a televisão, passei pela TV Jornal, fiz o Circuito Pernambucano de Vaquejada, e tive a oportunidade de rodar os quatro cantos do Estado. Conheci mais a fundo toda a cultura de Pernambuco. Depois eu fui para as emissoras TV Guararapes, Band, Record e, atualmente, estou na TV Globo. Venho divulgando a cultura e mostrando as riquezas que a gente tem, por meio do turismo, música e repercutindo para todos e todas por onde eu passo”.         

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 03.07.2024