Cida Pedrosa discute requerimentos de sua autoria
Sobre o projeto de lei Ordinária 153/2024, que denomina “Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida”, a vereadora Cida Pedrosa destacou a importância da homenageada para a luta dos Direitos Humanos. “Marta Almeida é uma grande lutadora dos direitos da mulher, da pessoa humana e, em especial, da luta antirracista. Eu conheci Martinha quando ela ainda era menina e dizia que eu era a sua mãe, porque eu coordenava o Movimento Nacional de Direitos Humanos. Infelizmente, ela partiu aos 44 anos de forma absolutamente precoce; uma das mulheres mais incríveis que tivemos no nosso Estado”, disse.
Segundo a parlamentar, Marta Almeida foi líder do Movimento Negro Unificado e fazia a política de promoção dos direitos LGBTQIAPN+, em especial das mulheres lésbicas. “Ela era uma liderança que fazia a luta pela saúde da mulher. Para nós, nada mais justo do que dar o nome de Marta Almeida ao Centro de Promoção dos Direitos da Mulher, que será inaugurado esta semana. O prédio é onde vai acontecer um grande centro de profissionalização e empreendedorismo de saúde da mulher, pois vai ter um consultório de saúde da mulher, a sala da mulher empreendedora e vários cursos profissionalizantes. Não podemos lutar apenas por uma parte das mulheres, temos que lutar por todas elas: jovens, idosas, negras, lésbicas, trans. E Martinha sempre foi essa mulher que lutou por todas nós”.
Em aparte, a vereadora Aline Mariano (PSB) pontuou a importância do reconhecimento à trajetória de Marta Almeida. “Vossa excelência está honrando este Poder colocando o nome de uma das grandes mulheres que lutou pelos direitos humanos em algo tão representativo”. Também em aparte, a vereadora Liana Cirne (PT) disse sentir-se contemplada com a homenagem proposta por Cida Pedrosa. “Martinha era uma pessoa que a gente amava. É muito lindo poder ver essa homenagem e que bom que teremos esse centro com o nome dela. Se ele tiver um pouquinho da energia de Marta, ele vai ser revolucionário na cidade”.
Já referente ao projeto de lei Ordinária nº 112/2024, que institui o “Dia Municipal da Dança” no Calendário Oficial de Eventos do Município, a autora Cida Pedrosa falou da importância da data. “A dança é a coisa mais próxima que temos de nos aproximarmos com a natureza. As folhas dançam, a chuva dança, o sol dança na nossa cabeça quando a gente vai andando pela rua e vem aquela brisa. Quando o corpo das pessoas dança elas se encontram com Deus e com a natureza. E o Recife ainda não tinha um Dia Municipal da Dança, propusemos para ser no dia 29 de abril, no Dia Internacional da Dança, reconhecido pela Unesco, para registrar e cobrar do Poder Público políticas públicas para o segmento”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 02.07.2024