Dayanna Louise Santos é Cidadã do Recife
Ao ocupar a tribuna para fazer o seu discurso de homenagem, Ivan Moraes deu destaque à trajetória de Dayanna Santos. Natural de Carpina (PE), ela é conhecida por sua atuação no cineclubismo pernambucano e por ser a idealizadora da Unidade de Educação para as Relações de Gênero e Sexualidades (Unergs) na Secretaria de Educação do Estado, setor que coordenou entre os anos de 2019 e 2021. É historiadora, bacharel em serviço social, mestra em Educação e doutoranda também em educação. No seu currículo, possui conquistas como o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, do qual foi vencedora em três ocasiões. Moraes salientou, ainda, a atuação política da nova Cidadã no mandato da ex-vereadora de Aracaju (SE) e deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (PSOL).
“Eu vi todos os méritos, todas as glórias, toda a caminhada. O quanto ela acumulava cada vez mais vitórias, tanto no campo acadêmico, quanto no campo do exercício da política diária", disse. "Só as letrinhas que diziam de onde ela vinha já me conquistaram”.
O vereador não deixou de comentar o processo de tramitação do projeto que concedeu o Título. A iniciativa, aprovada neste ano, foi antecedida de um outro projeto, que havia sido votado na Câmara do Recife em 2023. “A maioria da Câmara, naquele dia, votou a favor do Título para Dayanna, mas a gente não tinha o número necessário para garantir os três quintos que dariam esse Título. A gente tem certeza do porquê isso aconteceu, de como aconteceu. E, na mesma hora, vários colegas chegaram para a gente e disseram: a gente precisa consertar isso. A gente fez um outro decreto, entendendo que precisava passar aquele ciclo legislativo”, observou Ivan Moraes. “Dayanna, é com muita honra hoje que eu abraço o seu aceite. Porque você ter aceitado este Título só traz honraria, só traz glória, só traz excelência para esta Casa e para a cidade do Recife”.
Após o discurso do vereador, um vídeo mostrando o significado da entrega da comenda a uma mulher transexual foi exibido no telão do plenário da Câmara do Recife. Em seguida, Ivan Moraes fez a entrega do Título de Cidadã do Recife, com a respectiva medalha, para Dayanna Santos. Na sequência, ela ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ela começou o discurso lendo um trecho de poesia de Conceição Evaristo.
“No balançar destes versos, chego a esta cidade carregando poesia, versos forjados na dor e no prazer da luta coletiva. Do alto desta tribuna avisto um mar, ou melhor, um arrecife de gente, que não apenas faz deste momento um ato festivo e simbólico, como também enegrece, travestiliza e populariza este lugar ao pintar a Casa de José Mariano com as mais variadas cores, crenças e afetos. Assim, nesta tarde, na radicalidade do impossível, a Câmara Municipal do Recife se transforma verdadeiramente naquilo que ela nunca deveria deixar de ser, que é a casa do povo recifense”
Ela contou sua história pessoal, numa narrativa poética, e lembrou que o Recife já foi a capital do transfeminicídio do país. Destacou, inclusive, nomes de travestis que foram assassinadas. Ela também disse que a entrega do Titulo traz uma importante lição: “Somos nós, corpos trans e travestis, que temos ensinando ao Recife, ou melhor a esta pátria chamada Brasil, que ainda nos renega tantos direitos, o verdadeiro sentido da expressão cidadania”.
Ela também criticou o fundamentalismo religioso e disse que o maior título de carrega, até, é “ser filha de José Luiz e de Joseneide Leandro”. Os pais dela, que estavam no plenário, choraram emocionados. Todos os seus familiares estavam presentes. “Espero que tal honraria possa sensibilizar esta e outras casas legislativas a assumir o compromisso na construção de alternativas que contribuam para uma transcidadania”. Dayanna Santos agradeceu à Câmara do Recife e ao vereador Ivan Moraes pelo Título de Cidadã e convidou a todas as pessoas transexuais, presentes na solenidades, a se posicionassem à frente da mesa diretora da solenidade. Sob aplausos, uma foto foi feita.
Fizeram parte da mesa a presidente, o autor da proposição; e a homenageada; a vice-presidenta da Natrape, Caia Maria; a coordenadora geral da Amotrans e vice-presidenta da Antra, Chopelly Santos; e Yudi Luiz, movimento Independente de Homens Trans e Transmaculinidades de Pernambuco. Ao final, a vereadora Elaine Cristina fez considerações sobre a solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes para acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 02.07.2024.