Elaine Cristina aprova 23 requerimentos em favor do bairro de Passarinho
Os requerimentos foram votados e aprovados na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2). As solicitações feitas pela vereadora incluem diversos pleitos como a instalação de escolas de ensino fundamental e a retomada do processo da regularização fundiária para os moradores da Vila Esperança e da Vila Bom Jesus, a distribuição dos títulos de propriedade da Vila Nossa Senhora da Conceição e a análise e elaboração dos pareceres técnicos pertinentes para transformar esta área do bairro de Passarinho em Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis).
Outras reivindicações são a construção de uma creche, melhoria de serviço de iluminação, reforço na linha de ônibus que atende à população local, remédios para o PSF, obras de infraestrutura nas instalações do PSF, construção de área de lazer na comunidade, instalação de pontos de coleta de lixo e a revitalização das margens do Rio Passarinho. “As mulheres de Passarinho me procuraram com uma carta de reivindicação, o que gerou a audiência pública. Na solicitação, pude conhecer os problemas estruturais que fazem parte do cotidiano dos moradores. Por isso, entendo que aquela realidade não pode ser aceita”, disse a parlamentar.
Elaine Cristina afirmou que, no ano passado, esteve no bairro do Passarinho e constatou que a situação urbana estava realmente “precarizada, precisando de obras urgentes de saneamento, de planejamento urbano, saúde, educação e de mobilidade”. A parlamentar também lembrou que a comunidade, nas chuvas que atingiram o Recife em 2021, foi muito prejudicada. Na ocasião, o Rio Passarinho transbordou e as águas invadiram a comunidade, chegando a atingir o teto das casas. “Muita gente teve que abandonar suas casas”. As obras de saneamento básico, disse ela, são urgentes e necessárias. “Eu mesma estive na comunidade e ajudei os moradores a fazer a limpeza do rio para amenizar os problemas. Graças a Deus, até agora não choveu tanto quanto em anos anteriores, mas o medo continua”, afirmou.
Selo “Aqui tem Mainha” e Dia Municipal da Menina – A vereadora Elaine Cristina retornou à tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira para discutir outras matérias de sua autoria, desta vez dois projetos de lei – ambos também aprovados pelo plenário da Casa.
O primeiro deles, de nº 41/2024, busca criar o Selo “Aqui tem Mainha” no município, para incentivar empresas e estabelecimentos comerciais do Recife que possuam ações e projetos de promoção, valorização e defesa da empregabilidade de mulheres que se tornaram mães. Ao defender a proposta, Elaine Cristina afirmou que dados levantados pela Fundação Getúlio Vargas e pelo IBGE que apontam que o desemprego afeta especialmente quem possui filhos – em especial as mulheres e, dentre estas, ainda mais as mulheres negras do Norte e do Nordeste do Brasil.
“Nesse sentido, uma pesquisa do IBGE revela que as mulheres representam o maior contingente de pessoas fora do mercado de trabalho, evidenciando o fenômeno de feminização da pobreza, que acompanha a desigualdade social em nossa sociedade. Nesse cenário, propomos a criação de um Selo para empresas que contratam mães”, argumentou a parlamentar.
Já o projeto de lei nº 277/2023 visa a instituir o Dia Municipal da Menina no calendário municipal. A data escolhida, 11 de outubro, é a mesma do Dia Internacional da Menina. “O Dia Municipal da Menina vislumbra desenvolver iniciativas para conscientizar as meninas da nossa cidade sobre os seus direitos, sobretudo o direito de ocupar lugares e posições importantes na sociedade, especialmente por meio da educação, bem como devem ser discutidos meios de reduzir índices de vulnerabilidade desse público, o que pode ser feito mediante palestras, workshops, rodas de conversa e outras atividades similares”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre requerimentos.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre aprovação de projetos.
Em 02.07.2024