Elizabete Godinho recebe Título de Cidadã do Recife

Natural de Santarém (PA), a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete de Sousa Godinho, tornou-se Cidadã do Recife nesta terça-feira (2). A cerimônia de entrega do Título, promovida no plenário da Câmara do Recife por iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL), enalteceu a trajetória da advogada e gestora pública, que ocupa a pasta desde 2017. O vereador Marco Aurélio Filho (PV) presidiu a solenidade.

O longo currículo de Godinho foi o destaque do discurso de homenagem proferido por Elaine Cristina na tribuna do plenário. Da atuação na Pastoral da Juventude, ainda em Santarém e na bacia do rio Tapajós, até à secretaria-executiva vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, cargo que ocupa pela segunda vez – a primeira foi entre 2013 e 2015 –, a nova Cidadã do Recife construiu uma carreira voltada à proteção de direitos em diversas frentes.

Formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Elizabete Godinho foi secretária da Mulher do Recife, coordenadora técnica do Programa Estadual de Proteção aos Defensores e às Defensoras de Direitos Humanos, gerente geral de Promoção da Justiça e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. Como advogada, atuou em iniciativas como o Programa Olinda Alerta e o Centro de Atendimento a Vítimas da Violência (CEAV) da Prefeitura de Olinda. Participou da fundação do Observatório Negro e integrou uma série de comitês e conselhos.

“Indígena, mulher, advogada e gestora pública, com longa contribuição ao município do Recife, [Elizabete Godinho] deixou sua marca na Secretaria Municipal da Mulher e hoje, faz mais uma vez, seu importante trabalho na Secretaria-Executiva de Direitos Humanos do Recife”, afirmou Elaine Cristina na ocasião.

O discurso da vereadora também expressou a amplitude do trabalho da homenageada na Secretaria-Executiva de Direitos Humanos. “Nesse espaço, também desenvolve as políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente, à pessoa idosa, à pessoa com deficiência, à Igualdade Racial e à população LGBTQIAPN+, à mediação de conflitos, à Memória e Verdade, integrando-as com as demais secretarias da Administração Municipal, atuando no fortalecimento e na articulação da rede de proteção, tarefas que visam à implementação de ações afirmativas e serviços que assegurem os direitos de grupos vulnerabilizados contra todo tipo de violência”, apontou. “Por meio dessa atividade, consolida os espaços de controle social das políticas de Direitos Humanos em articulação com a sociedade civil”.

Após uma apresentação dos músicos Preto Fonseca e Rigo Arantes, Elaine Cristina promoveu a entrega do certificado do Título e sua respectiva medalha a Elizabete Godinho. Em seguida, a homenageada se dirigiu à tribuna para fazer suas colocações.

Em seu discurso, Elizabete Godinho citou o primeiro encontro com o frevo, em um evento de Carnaval em Santarém, e do sentimento que os ritmos, a cultura e a efervescência política da capital pernambucana despertaram quando ela veio concluir seus estudos no Recife, no final dos anos 1980. Nomes como Balé Popular do Recife, Maracatu Cabra Alada, Verdureiras de São José, Clarice Lispector e Nilo Pereira estiveram em seu pronunciamento, bem como manifestações como as marchas pela democracia, o Grito dos Excluídos e Excluídas e episódios como a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador de 1824.

Ao público presente, a nova cidadã ainda fez agradecimentos e se emocionou ao falar dos significados que o Recife acrescentou a sua história pessoal. “A cada um e a cada uma, minha mais profunda gratidão. Sinto-me profundamente honrada por ser reconhecida como uma de suas cidadãs. Foi chegar aqui e ver, pela direção dos seus rios, a segurança necessária para lutar pelo lugar e espaço de mulher indígena, do Norte, Região do meu Pará, da minha Santarém, pérola do Tapajós, que hoje se junta ao Beberibe e ao Capibaribe para também formar o Oceano Atlântico”.

Na mesa de honra do evento, além dos vereadores e da homenageada, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, e o secretário-executivo de Segurança Cidadã do Recife, Paulo Moraes.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife, o vereador Marco Aurélio Filho não deixou de congratular Elizabete Godinho. “Eu posso dizer, sem medo de errar, que Bete é uma das servidoras que nos enche de orgulho nesta cidade”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.07.2024