Liana Cirne aborda requerimentos sobre infraestrutura, saúde e defende Medalha ao Cisam

Três requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT) direcionados a obras de infraestrutura (números 6424/2024, 6425/2024 e 6427/2024), e um sobre continuidade de atendimento de neurologista no tratamento das pessoas autistas na rede municipal de saúde do Recife (6436/2024) foram analisados pela parlamentar, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (2). Liana Cirne também defendeu o projeto de decreto legislativo nº 2/2024, de sua autoria, que concede a Medalha de Mérito José Mariano ao Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). Todas as matérias foram aprovadas.

A parlamentar ressaltou, na tribuna, que não se briga com a natureza e que o Recife passou por momentos de muitas dificuldades com a chuva, a exemplo do ano de 2022. “Quem apostar com a natureza, vai perder porque a natureza sempre vence. A natureza sempre retoma o que é dela e a gente já viu nas chuvas de 2024, no Rio Grande do Sul, e nas chuvas do Recife e Região Metropolitana em 2022. As obras têm que ser preventivas e o que aconteceu aqui, em 2022, foi pior do que no Rio Grande do Sul porque aqui foram mais de 100 vidas ceifadas em 24 horas. No Rio Grande do Sul, em 15 dias, foram 115 vidas. A gente precisa de geomanta, obras de encostas, dragagem dos Rios Tejipió e Capibaribe. Não estou subindo à tribuna para fazer oposição, mas para ajudar. As pessoas que moram em áreas de alagamento e de queda de barreira não dormem porque têm medo”.

Os requerimentos de Liana Cirne que foram aprovados são: nº 6424/2024, dirigindo indicação ao prefeito do Recife para que determinem a vistoria e manutenção da barreira situada na rua Frei Gonzaga, bairro Coqueiral; requerimento nº 6425/2024 dirigindo indicação ao prefeito para que determinem a aplicação de geomanta na barreira situada na rua Vale do Siriji, bairro da Várzea; requerimento nº 6427/2024, dirigindo indicação ao prefeito para viabilizar a vistoria e construção de muro de contenção da barreira situada à 2ª Travessa Alto Nossa Senhora de Fátima, bairro Vasco da Gama.

Também foi aprovado o requerimento nº 6436/2024, dirigindo indicação ao prefeito do Recife para que seja proporcionado a marcação de neurologista para maiores de 12 anos, a fim de garantir a continuidade do atendimento e tratamento das pessoas autistas na rede municipal de saúde do Recife. Todos foram aprovados. Em relação a este, Liana Cirne considerou a matéria essencial para não haver prejuízo no tratamento.

"Esse requerimento é para que a gente tenha atendimento de autistas na adolescência e juventude. Eu já conversei com o prefeito e ele me disse da dificuldade enorme de contratar neurologista infantil. Então, já que não tem neurologista hebiatra, nem neurologista para adolescente jovem, não tire daquele adolescente o serviço que ele finalmente conseguiu. Porque sem tratamento ele vai regredir na fala, por exemplo, ou aumentar as estereotipias. As estereotipias, quando o autista fica pulando ou agitando as mãos, tudo isso que faz com que no colégio ele seja discriminado e vai aumentar o problema de interação social”.

No aparte, a vereadora Aline Mariano (PSB) disse que escuta relatos das mães que não têm o laudo, ou que têm, mas não têm um especialista para atender. Ela citou que o prefeito João Campos fez uma entrega de obra, no Ibura, de um Centro de Referência, e sugeriu que a Comissão de Saúde Mental, da Câmara Municipal do Recife, tente uma ajuda com os deputados federais pernambucanos.

“De fato, a contratação de neurologista infantil não é fácil para essas especificidades. Nós temos uma Comissão de Saúde Mental na Casa e temos que nos organizar, ainda em julho, para conversarmos com os 25 deputados federais eleitos pelo Estado de Pernambuco junto a essa Comissão, para tomarmos medidas. Como sempre eu espero que o Recife saia à frente, e nós temos bagagem para isso, nós precisamos de uma solução. É inadmissível nós nos sentirmos impotentes como nós temos sentido, e não podemos estar sós nessa luta. O Recife não é um caso isolado, mas eu creio que essa Comissão vai dar, sim, bons encaminhamentos junto à Comissão de Saúde Mental na Câmara Federal”.

 Medalha de Mérito José Mariano ao Cisam- A vereadora Liana Cirne  retornou à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira, para debater o projeto de decreto legislativo nº 2/2024, de sua autoria, que concede a Medalha de Mérito José Mariano ao Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – (Cisam).

“Desde 2020 o Cisam virou alvo de ataques da extrema direita que não tem preocupação com a vida e que tem preocupação com o encarceramento dos corpos das mulheres. Em 2020, uma criança de 10 anos, que foi sistematicamente estuprada pelo tio, precisou entrar dentro do hospital no porta-malas de um carro. Uma criança de 10 anos não sabe o que é um bebê", disse. "Os deputados estaduais Clarissa Tércio e Joel da Harpa estiveram na frente do Cisam e xingaram e chamaram a criança de assassina”.

Liana Cirne destacou os serviços realizados no Cisam e afirmou que a entrega da Medalha de Mérito José Mariano é uma forma de reconhecimento ao Centro. “O Cisam tem sido vítima de todo tipo de violência, mas não aqui na Câmara do Recife. Nós vamos corrigir essa violência dando ao Cisam a maior honraria que a cidade do Recife possui que é a Medalha de Mérito José Mariano. Essa Medalha é um reconhecimento e o Cisam é um local de referência na saúde da mulher e da criança; referência no parto de alto risco; referência na assistência à mulher e adolescente vítima de violência sexual. Além do atendimento de crianças autistas, exames em neonatologia, atendimento a crianças recém-nascidas, além de possuir uma casa de apoio à gestante e uma casa de apoio ao recém-nascido”.

No aparte, Aline Mariano disse que no dia 23 de agosto de 2020 protocolou uma notícia crime sobre o vazamento de informações da criança que teve a gravidez interrompida e enalteceu o trabalho realizado pelo Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros. “Nós entramos com a queixa-crime no Ministério Público e é algo lamentável o que aconteceu com uma pessoa com um know how de doutor Olímpio Moraes, presidente do Cisam, ser acusado da forma como foi. Essa notícia teve um vazamento de forma irresponsável e a parlamentar [Clarissa Tércio] foi para a porta de um hospital onde nunca mandou um centavo de emendas. Eu conheço as pessoas que fazem parte do Cisam, sei da importância da magnitude das especialidades e vamos corrigir, sim, vamos dar um 'viva' e agradecer o trabalho desses profissionais. E que esse episódio nunca mais aconteça em nossa cidade”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre requerimentos.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a condecoração ao Cisam

Em 02.07.2024