Oftalmologista Álvaro Dantas recebe Título de Cidadão do Recife
A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSB), que compôs a mesa de honra com o autor do Decreto Legislativo; o homenageado; o deputado estadual Kaio Maniçoba; o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fausto Campos; o ex-governador de Pernambuco, João Lyra; o subprocurador-geral do Trabalho, Waldir de Andrade Bitu Filho; e o presidente do Grupo de Executivos do Recife (Gere), Ricardo Lustosa. “Natural de salgueiro, e com raízes em Belém do São Francisco, o doutor Álvaro Dantas escolheu, para nossa sorte, o Recife para fincar raízes e exercer sua profissão, e desde então tem se destacado como uma referência nos campos da oftalmologia e empreendedorismo”, disse o vereador.
O Hino Nacional foi interpretado pelo músico Hedielson Rodrigues da Silva Oliveira e, logo em seguida, exibido um vídeo com um resumo biográfico do médico oftalmologista, no telão do plenário da Câmara Municipal. No discurso de saudação ao homenageado, Ronaldo Lopes assinalou que a trajetória do médico oftalmologista é marcada “por um profundo compromisso com a saúde e o bem-estar de seus pacientes, além de uma incansável busca pelo conhecimento e pela inovação”.
Ao longo da carreira, segundo o vereador, Álvaro Dantas tem se dedicado não apenas ao atendimento clínico e cirúrgico, mas também à educação e à pesquisa, contribuindo significativamente para o avanço da oftalmologia. Álvaro Dantas é graduado e pós-graduado em medicina, tem título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, é “fellowship” pela Fundação Hilton Rocha (MG), mestre pela Universidade de São Paulo; membro titular e Conselheiro da Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa e membro titular da Sociedade Internacional de Cirurgia de Catarata Bilateral.
“Seu trabalho é um testemunho do impacto positivo que um profissional dedicado pode ter na vida de tantas pessoas. A outorga deste Título de Cidadão recifense é um reconhecimento mais do que merecido. É uma forma de expressar nossa gratidão por sua trajetória, pelo seu incansável trabalho, por seu espírito de serviço e por seu amor à nossa cidade. Doutor Álvaro é um exemplo de ética, dedicação e compaixão, valores que inspiram não apenas seus colegas de profissão, mas a todos que tem a honra e o prazer de lhe conhecer”.
Logo em seguida, o vereador Ronaldo Lopes, fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Álvaro Dantas de Almeida Júnior. Na sequência, o representante da Rede Muda Mundo, Fábio Silva, falou em nome dos amigos do homenageado. “Álvaro é generoso, solidário, um empresário que nunca deixou de atender alguém por falta de dinheiro. A sua história como médico é de cumprimento de missão”, disse.
A esposa do homenageado, Karla Dantas, e sua filha, Maria Júlia, prestaram uma homenagem ao médico oftalmologista, juntamente com a exibição do depoimento dos filhos Maria Clara e Antônio Dantas. Todos os depoimentos falaram que era uma honra para a família a homenagem que o médico estava recebendo, e que o Título de Cidadão do Recife representava uma conquista para ele. A esposa, Karla Dias, que falou em nome da família, agradeceu ao vereador Ronaldo Lopes “pela proposição do honroso Título”.
O deputado estadual Kaio Maniçoba também ocupou a tribuna e fez um discurso. Ele disse que estava alegre pela homenagem recebida pelo amigo e destacou que “numa noite de terça-feira tem muita gente aqui para lhe prestigiar como homem público porque o senhor faz o bem sem olhar a quem”. Disse, ainda, que o oftalmologista conduz a vida profissional com “gentileza, eficiência, qualidade e humanidade”.
Quando ocupou a tribuna, o mais novo cidadão do Recife, Álvaro Dantas de Almeida Júnior, agradeceu ao vereador Ronaldo Lopes pela homenagem e a todos os presentes na solenidade. “A minha trajetória representa a de muitos sertanejos corajosos, desbravadores, que numa época muito difícil e distante, souberam se esforçar para sair do interior e vencer na vida. As distâncias, naquela época, eram outras. As comunicações eram outras”, disse. Ele lembrou que veio morar no Recife aos 8 anos, quando pediu aos pais para morar com os irmãos.
Depois, rememorou toda a sua vida, lembrou quando passou na faculdade de Medicina, o curso e os estágios, o amor pela oftalmologia, e o desenvolvimento profissional. Falou das transformações na oftalmologia e disse que foi autodidata na microcirurgia de catarata. Falou da família, das amizades, e dos cargos que assumiu, tendo inaugurado inclusive o Real Visão, no Hospital Português. Também falou do Ícone Visão e da Escola Olindina Roriz Dantas, que segundo ele é uma escola modelo para jovens. Ao final, disse que “este é um momento muito importante nas nossas vidas”.
Antes do final da solenidade, o músico Hedielson Oliveira fez uma apresentação musical e o vereador Carlos Muniz fez as considerações sobre a solenidade que presidiu. Depois, convidou a todos para acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 02.07.2024.