Tadeu Calheiros salienta entrega de cinco Unidades de Saúde da Família

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o vereador Tadeu Calheiros (MDB) disse ter participado da entrega da requalificação de cinco Unidades de Saúde da Família, as “USF Mais”, realizadas ontem. Segundo ele, além de proporcionar uma melhor estrutura de trabalho, as requalificações também promovem a valorização dos profissionais e maior abrangência no atendimento à população. “O nosso mandato visitou todas as unidades de saúde do Recife, fazendo um verdadeiro Raio X da Saúde. Fizemos inúmeros requerimentos de requalificação e estamos vendo a entrega em um tempo acelerado. É muito gratificante”, disse.

Segundo o vereador Tadeu Calheiros, foram entregues as requalificações das “USF Mais” de Santo Amaro II, Alto do Céu, Olinto de Oliveira, Vila dos Milagres e Vila São Miguel. “Foi muito gratificante conversar com os profissionais, e alguns chegaram a me relatar que esperavam se aposentar e que nunca veriam aquilo reformado, e está reformado, com condições dignas e melhores para usuários e profissionais. Com essa ampliação, muitas unidades também aumentaram o número de equipes. Tinha unidade que só tinha uma equipe de odontólogo e, agora, aumentou para duas. A ampliação da carga horária também vai promover maior número de profissionais atendendo naquelas unidades, que vai resultar em mais acesso da população”, afirmou. 

No entanto, o parlamentar pontuou que, com o maior recebimento de usuários a partir da requalificação, também se faz necessário o aumento no quadro de profissionais a serem nomeados. “E a gente tem certeza de que [a nomeação] está na ordem do dia da Secretaria de Saúde e, em breve, estaremos subindo nesta tribuna para aplaudir mais uma nomeação de profissionais da saúde nas mais diversas áreas, incluindo agentes comunitários e mais Asaces  [Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias]”. 

Tadeu Calheiros falou, ainda, da importância do projeto de lei do Executivo nº 22/2024, que dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos, que indica e dá outras providências. “Eu sou oriundo do movimento sindical e também faço gosto de dizer que, aqui nesta Casa, a gente sempre vota em prol do trabalhador. Sabemos como é difícil negociar, e esse projeto traz um aumento significativo de 8,9% de retroativo. E eu faço coro para que possamos aprová-lo com unanimidade para que isso dê força para que consigamos mais conquistas ano a ano a todos os trabalhadores, sobretudo aos profissionais da saúde”. O PLE foi aprovado em primeira e segunda discussão pelos vereadores e, agora, segue para a sanção do prefeito João Campos.

Aplauso aos pracinhas – O vereador Tadeu Calheiros voltou a ocupar a tribuna da Câmara nesta terça-feira para discutir o requerimento nº 6346/2024, de sua autoria. O texto, que foi aprovado pelo plenário, pede voto de aplauso aos integrantes, vivos ainda hoje, do grupo pernambucano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que combateu na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O embarque do primeiro escalão da FEB partiu do Rio de Janeiro para o conflito na Europa em 2 de julho de 1944 – isto é, há 80 anos.

Com a concessão do aplauso, quatro pracinhas – como são chamados os veteranos do Exército brasileiro enviados para lutar contra o Eixo – são homenageados: Severino Gomes de Souza, de 99 anos; José Ribeiro da Silva, de cem anos; José Amaro da Silva, de 104 anos; e Joaquim Patrício de Araújo, de 105 anos.

“Hoje, dia 2 de julho estão se completando exatos 80 anos do embarque deles para servir ao Exército Brasileiro e lutar contra o regime nazista na então Segunda Guerra Mundial”, disse Calheiros em seu discurso na tribuna. “O Nordeste enviou cerca de 2,8 mil soldados para lutar nessa guerra – mais de 600 aqui de Pernambuco. Eu quero fazer uma menção especial aos que hoje ainda estão vivos aqui e orgulham o Exército Brasileiro, orgulham o Estado de Pernambuco”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a entrega das 5 unidades de Saúde da Família. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre voto de aplausos.

Em 02.07.2024