Câmara do Recife participa do Outubro Rosa

A fachada do prédio-sede da Câmara Municipal do Recife, ao lado do Parque 13 de Maio, está iluminada na cor de tonalidade rosa como forma de se integrar à campanha de conscientização que visa alertar as mulheres recifenses sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Com essa iniciativa, a Casa de José Mariano associa-se a outras casas legislativas e aos grandes monumentos brasileiros que também adotam a iluminação diferenciada neste mês de outubro como forma de compartilhar dos sentimentos, preocupação, das lutas e das atividades da população.

A iluminação rosa da fachada da Câmara do Recife já é uma tradição, pois há 11 anos, o Poder Legislativo Municipal faz parte desta campanha. É como se as vereadoras e os vereadores estivessem mandando uma mensagem coletiva, dizendo que acreditam que o diagnóstico precoce aumenta as chances do tratamento e da cura do câncer de mama. A saúde da população é uma pauta prioritária do Poder Legislativo Municipal.

A campanha, na Casa de José Mariano, foi institucionalizada há 11 anos a partir do Projeto de Resolução número 05/2013, de autoria da vereadora Michele Collins (PP). Essa resolução foi aprovada em plenário, no dia 11 de março de 2013. Para sublinhar a extensão da campanha, o texto do projeto diz que “o câncer de mama é a causa mais frequente de morte por câncer na mulher” e que a melhor forma de detecção da moléstia “ainda é a mamografia”. Se os exames detectarem o tumor logo de início, quando tiver menos de 1 cm de diâmetro, as chances de cura ultrapassam os 90%.

O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, na década de 1990, e hoje é a campanha mais conhecida dentro das ações que buscam associar as cores dos meses a temas que envolvem a população. A cor deste mês remete à do laço que é símbolo internacional na luta e prevenção do câncer de mama. Diversas instituições públicas que acreditam nesta campanha como ferramenta para conscientização da população estão unidas nessa ação que tem dado resultados positivos.

Outubro Rosa Pet – Há um diferencial da campanha de conscientização deste mês de outubro na Câmara do Recife. No ano passado, foi aprovado um projeto de lei, já votado e aprovado, sendo a lei sancionada pelo prefeito João Campos, que institui no Calendário de Eventos do Município o Outubro Rosa Pet no Recife. A iniciativa foi da vereadora Andreza Romero (PSB), que virou a lei municipal número 19.108, de 4 de outubro de 2023.

Essa lei municipal tem finalidade educativa. Ela apresenta, como objetivo “conscientizar a população sobre a importância da prevenção para a saúde animal, em especial quanto ao câncer de mama e demais patologias mamárias. Indiscutivelmente, a iniciativa se enquadra no conceito de matéria de interesse local, sendo, portanto, de competência legislativa municipal”.

Setembro - No mês passado, a Casa de José Mariano também compartilhou dessa mesma preocupação para com a saúde pública, engajando-se na Campanha Setembro Amarelo, iluminando a fachada com a luz de cor amarela.

A campanha internacional Setembro Amarelo, que também está no calendário nacional, existe desde 2014, e é promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Vale destacar que o mês também foi marcado por outra campanha de cuidados com a saúde: a Setembro Vermelho. Realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a ação tem como objetivo divulgar a importância de se prevenir e tratar as doenças cardiovasculares, assim como de cuidar do coração.

Em 07.10.2024