Câmara participa de campanha de doação de sangue na Alepe

Um evento promovido pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) na quarta-feira (14 de agosto) contou com a participação da Câmara Municipal do Recife. Realizada no Anexo I da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), também parceira do Hemope, a edição de 2024 da campanha Doar Para Salvar realizou 124 coletas de sangue ao longo do dia, o que pode resultar em até 496 vidas salvas.

O Poder Legislativo do Recife participou da iniciativa por meio da divulgação e do incentivo à doação entre seus servidores, através do Setor Psicossocial e equipe de Saúde da Casa. No dia do evento, vários setores marcaram presença na Alepe para prestar apoio à campanha.

A doação de sangue ao Hemope pela população é feita de segunda-feira a sábado, inclusive nos dias feriados, das 7h15 às 18h30. Para evitar aglomerações, a instituição salienta a importância do agendamento da doação por meio do número de telefone 0800-081-1535. O serviço de agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Podem doar sangue todas as pessoas com idades entre 18 e 60 anos e com peso maior que 50 kg. No caso de doadores ou doadoras entre 16 e 18 anos incompletos, é necessária a permissão e o acompanhamento pelos responsáveis legais, devidamente identificados. Pessoas com mais de 60 anos que já tenham doado sangue ao Hemope anteriormente podem continuar a ser doadoras após ultrapassarem essa idade.

A Fundação também estabelece algumas condições que impedem a doação de sangue, como ter apresentado sintomas de síndromes gripais nos últimos 15 dias, ter realizado exame de endoscopia nos últimos seis meses ou já ter usado insulina, mesmo que apenas uma vez. Outras situações impeditivas são listadas pela Hemope em seu site, clique aqui e fique por dentro.

 

Em 07.10.2024