Centenas de estudantes visitaram a Câmara Municipal do Recife
O Circuito de Visitas da Câmara do Recife se propõe a acolher estudantes de todas as escolas e séries, desde o ensino fundamental, médio e superior. Assim, atendeu a cinco escolas desde o início do período legislativo, que começou após o recesso de julho. No dia 15 de agosto, por exemplo, a vereadora Liana Cirne (PT) recebeu os alunos da Escola Técnica (ETE) Estadual Miguel Batista; no dia seguinte, ela tornou a receber uma nova turma da mesma escola. No dia 30, foi a vez do vereador Tadeu Calheiros (MDB) recepcionar os estudantes do sexto período do curso de jornalismo da Uninassau.
Em 11 de setembro, a sede do Poder Legislativo foi visitado por duas escolas: na parte da manhã, vieram os alunos da Escola Técnica Advogado José David Gil Rodrigues para conversar com servidores de vários setores da Casa; e, à tarde, o vereador Eriberto Rafael (PSB), primeiro-secretário da Câmara do Recife, recebeu os estudantes do Colégio Souza Leão. No dia 16 de setembro, Carlos Muniz acompanhou a visita dos alunos do curso de bacharelado em direito da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP/UPE).
Durante as visitas, os vereadores que recebem as turmas explicam como se dá o processo legislativo, a tramitação dos projetos de lei, falam da importância das reuniões das comissões, a participação popular por meio das audiências públicas, os debates e votações nas reuniões plenárias. Os parlamentares também respondem aos questionamentos que são feitos pelos visitantes. O esclarecimento de dúvidas possibilita a interação entre estudantes e os parlamentares e proporciona oportunidades para que os alunos se aprofundem na importância que o Poder Legislativo tem dentro de uma democracia.
Os estudantes terminam a visita satisfeitos. É o que atesta Larissa Lira, 13 anos, do 8º B do Colégio Souza Leão. “Foi uma experiência boa, fizemos muitas perguntas e entendemos bem o que acontece na Câmara”, disse. Laura Macedo, também de 13 anos e da mesma turma, disse que teve oportunidade de perguntar sobre o salário dos vereadores e que gostou da resposta. “Foi bom também porque fiquei sabendo que os vereadores também cuidam do Recife”. Petrus Azevedo, 14 anos, também do 8º B, afirmou que tirou dúvidas e ficou sabendo como “as coisas são resolvidas”, entre os poderes Legislativo e Executivo. “Eu recomendo a todos essa visita”.
O contato dos alunos com o Legislativo contribui para que os estudantes ampliem seus conhecimentos. “Na sala de aula eles recebem as informações teóricas e na visita técnica conhecem o dia a dia e a dinâmica do Poder Legislativo. É uma iniciativa muito boa da Câmara do Recife”, comentou o professor Bruno Viana, da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP/UPE).
Em 07.10.2024