Falta de água em bairros da periferia é tema de debate na Câmara
O parlamentar destacou que a falta de água potável é constante nas torneiras de residências localizadas nas comunidades mais carentes, enquanto que o Governo do Estado vem anunciando investimentos em abastecimento em municípios do interior. “Quero saber como fica o Recife? Não somos melhor do que ninguém, mas o tratamento que a Compesa vem dando aos recifenses não está sendo equânime”. Ele destacou que a ONU estabeleceu em 2010 que a água limpa e segura é um direito humano, mas essa premissa não estaria sendo observada em Pernambuco, em sua opinião.
A vereadora Cida Pedrosa reforçou o discurso do parlamentar. Ela destacou que “há várias comunidades do Recife onde sequer chega águas nas torneiras” e citou como exemplo a Vila Cardeal, localizada no bairro de Areias, Zona Sul, cujos moradores “me ligam constantemente para fazer reclamações sobre a falta de água em suas casas”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari defendeu o governo e destacou que, recentemente, “houve uma solenidade em que a governadora assinou várias ordens de serviços para o (programa) Águas de Pernambuco” e garantiu que “ela tem R$ 6 bilhões para gastar em obras de abastecimento no Estado”. O vereador Almir Fernando observou que nas comunidades de Alto José Bonifácio, Morro da Conceição e Alto José do Pinho, (todos na Zona Norte) “falta água e a Compesa fornece através de carros pipas”. Segundo ele, o Governo do Estado anuncia obras nessa área “mas até aqui são apenas promessas, pois continua faltando água”.
Clique aqui e assista ao pronunciamentos dos vereadores.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 22.10.2024.