Gestão da segurança cidadã e da assistência social é tema de debate

A necessidade de mudanças na próxima gestão do prefeito reeleito João Campos (PSB), em especial nas pastas de Segurança Cidadã e de Assistência Social, foi alvo de um debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (14). Durante a reunião plenária, o tema foi levantado pelo vereador Paulo Muniz (PL) e discutido por outros parlamentares, que se pronunciaram em apartes.

Na tribuna, Muniz defendeu que a chefia da Secretaria de Segurança Cidadã fosse assumida por um integrante da Guarda Municipal. Também de acordo com ele, a presença de pessoas em situação de rua em determinadas áreas da capital justificaria a necessidade de mudanças na Secretaria de Assistência Social. “Nós precisamos, urgentemente, de um secretário de Segurança Cidadã que venha da Guarda, porque a Guarda entende a Guarda”, disse. “Está na hora dessa Secretaria de Assistência Social sair toda. Essa secretaria está falida. Não venham me dizer que a situação dos moradores de rua está assim no Brasil todo. O que interessa é Recife”.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PP) também demonstrou preocupação com a questão das pessoas em situação de rua e disse ver outros problemas na administração da capital. O parlamentar fez, ainda, comentários sobre a pressão por mudança na gestão na Segurança Cidadã que evidenciam um dos pontos principais dessa discussão: a postura do Executivo municipal em relação ao armamento da Guarda, hoje desfavorável. “O Recife todinho tem abandono. Veja e procure saber como está a manutenção das ruas do Recife. E sobre a Guarda Municipal, vereador Paulo Muniz, Vossa Excelência tem razão”.

Também em aparte a Paulo Muniz, o vereador Felipe Alecrim (Novo) salientou a importância do papel fiscalizatório da Câmara Municipal. De acordo com ele, dados recentes sobre a população em situação de rua indicam que a questão se espalhou do centro para outras regiões da cidade. “Eu preciso salientar que o nosso mandato fiscalizou praticamente todos os equipamentos voltados aos cuidados com as pessoas que vivem em situação de rua. E é uma situação extremamente precária, como Vossa Excelência bem colocou”.

Clique aqui e assista aos pronunciamentos na íntegra.

Em 14.10.2024