Palestras sobre câncer de mama marcam participação da Câmara do Recife no Outubro Rosa
As palestras, abertas ao público, foram realizadas numa parceria da Câmara Municipal do Recife e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), regional Pernambuco. A médica Daniela Fantato, do Serviço de Saúde da Câmara, destacou a importância do evento: “Esta casa legislativa vai além do seu papel tradicional e se integra a uma campanha que visa a prevenção do câncer de mama. As palestras ajudam na divulgação do conhecimento sobre o Outubro Rosa e alertam para a prevenção”. A psicóloga do Departamento Psicossocial da Câmara do Recife, Vanessa Mariano, acrescentou: “As palestras abordaram os aspectos físicos, psíquicos e preventivos para este tipo de adoecimento”, disse.
A primeira palestra, com o título “A importância da prevenção do câncer de mama”, foi apresentada pela presidente da SBM, médica Ana Beatriz Albuquerque. Ela falou sobre o contexto holístico da mulher, recomendou as práticas de exercício físico, destacou a importância da mamografia e falou do diagnóstico secundário, assim como da saúde mental e emocional da mulher. A psicóloga e neuropsicóploga Ruth Gisele Menezes realizou a segunda palestra, que teve como título “a importância da saúde mental no tratamento do câncer de mama”.
Ruth Gisele Menezes destacou, na palestra, que estando com a saúde mental em dia, a mulher terá mais facilidade de realizar o processo do tratamento. “Entendemos que com boa saúde emocional, continuamos superando os desafios da doença. Acho que esta iniciativa da Câmara do Recife foi importante, sobretudo porque o evento foi aberto à participação do público. Informações salvam vidas”, afirmou. O Outubro Rosa é uma mobilização que foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G.Komen for the Cure. De acordo com os cientistas, esse o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.
Em 29.10.2024.