Reunião pública debate a causa Palestina
Segundo o vereador Ivan Moraes, é importante que a Câmara Municipal do Recife receba a sociedade civil. “Para lembrar um ano de genocídio que já sobrepassa as fronteiras do próprio estado palestino, que já chega ao Líbano e a outros países ali por perto, que estão sofrendo ataque terrorista proveniente do estado de Israel. É muito importante que a gente possa levantar a voz, que a Câmara Municipal possa receber a sociedade civil e dizer que estamos atentos no nosso tamanho, da nossa forma, fazendo a nossa parte”.
A cofundadora da Aliança Palestina do Recife, Angélica Reis, ressaltou que existe “um extermínio” de um povo por conta de terra e território e não tem como mensurar a dor. “Ontem, Israel bombardeou tendas de refugiados na frente de um dos poucos hospitais que funcionam na Faixa de Gaza. Isso não pode acontecer. São 76 anos de retirada de direitos. Essa reunião, hoje, não é para comemorar, porque a gente não tem nada para comemorar. É para lembrar que o maior genocídio do século XXI está acontecendo ao vivo e em cores”.
A opinião foi compartilhada pela fundadora do Movimento Tortura Nunca Mais, Amparo Araújo. Ela considerou que existe uma política de extermínio que foi planejada há anos. “E está sendo colocada em prática de um ano para cá. Mas faz parte de um plano muito bem arquitetado de dominação. Primeiro, eles utilizaram a estratégia de criar assentamentos, contrataram mercenários. Pelo que eu sei, é uma política de extermínio mesmo. Porque matam mulheres, crianças, e quando você quer acabar com o povo, com qualquer espécie, você mata as mulheres e as crianças. As mães e os filhotes. Mas quando se trata, principalmente, de seres humanos, é que o absurdo chega à estratosfera. Eu nunca vi tanta barbárie na minha vida”, afirmou.
Também estiveram presentes na reunião pública o ex-vereador e ex-deputado federal Fernando Ferro; além do reverendo anglicano Esdras Peixoto.
Clique aqui e confira a reunião pública na íntegra.
Clique aqui e assista ao TV Câmara do Recife.
Em 14.10.2024