Vereadores do Recife destacam a importância dos professores na sociedade

Celebrado em 15 de outubro, com o objetivo de salientar a importância dos profissionais da educação na sociedade, o Dia do Professor foi destacado na Câmara do Recife, durante a reunião plenária nesta terça-feira. O tema foi abordado na tribuna da Casa pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e pelos vereadores Chico Kiko (PSB) e Marco Aurélio Filho (PV). A data faz referência ao dia em que a lei que cria as escolas de ensino elementar no Brasil foi sancionada, em 1827.

A vereadora Ana Lúcia, que é professora e presidente da Comissão de Educação da Câmara, lembrou momentos importantes em sala de aula vividos em três décadas dedicadas ao ofício. “Hoje é um dia especial para mim, que sou professora da rede pública há 30 anos”. Ela lembrou que já exerceu várias funções na educação, salientou que os professores atuam na formação direta de inúmeros outros profissionais. Disse também que não é fácil exercer essa tarefa, considerando que a merenda escolar nem sempre é de qualidade, que há salas sem climatização e que existe uma situação de violência a que muitos professores são submetidos. Mesmo assim, destacou que o professor  pode influenciar positivamente na vida de muitas pessoas. 

Por sua vez, o vereador Chico Kiko também destacou a importância dos professores por estar presente na construção dos mais variados atores sociais. “Professor é quem forma médico, advogado, engenheiro, arquiteto e todos os outros profissionais. É o professor quem forma o cidadão e a cidadã. Quem aqui não lembra de um professor ou professora que fez a diferença em sua vida, que virou a chave de seu destino?”, questionou. O parlamentar falou da relevância do professor na sua vida. “Eu tenho respeito e gratidão aos professores, foram eles quem me ensinaram, depois dos meus pais, o caminho certo de eu trilhar para que hoje eu estivesse aqui, junto de vocês”. 

Ao fazer sua homenagem aos professores na tribuna da Casa, o vereador Marco Aurélio Filho falou dos desafios dos profissionais da educação, mencionou personalidades políticas ligadas a essa área e lembrou a aprovação de uma emenda parlamentar de sua autoria para a execução de novos projetos em educação, especialmente no âmbito da primeira infância. “Ser professor e professora em um país como o Brasil, acima de tudo, é um ato de amor e de coragem, porque se abdica de uma série de questões para ensinar os nossos filhos e formar as novas gerações”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Ana Lúcia

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Chico Kiko.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Marco Aurélio Filho.

Clique aqui e assista ao TV Câmara do Recife.

Em 15.10.2024