Apes faz 50 anos e é homenageada em reunião solene

São cinco décadas em defesa dos interesses dos supermercadistas, unindo a categoria e fortalecendo o empresariado do setor. A Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), que foi fundada em 1974, vem representando os donos de supermercados, mercadinhos ou similares de forma coletiva e hoje é uma das entidades mais relevantes da economia de Pernambuco. Por essas razões, a Apes foi homenageada em reunião solene realizada na tarde desta quinta-feira (28), por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB).

A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento. Também fizeram parte da mesa o presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), João Alves Cavalcante; o presidente eleito da Apes, Jailson Lopes Leite; a superintendente da Apes, Silvana Buarque de Melo; e o presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), Inácio Miranda.

Em seu discurso, o vereador destacou que a Apes, nesses 50 anos, tem papel fundamental de representatividade do setor, mas também é importante para a economia.  Entre os serviços oferecidos aos afiliados, pela Apes, estão a assessoria jurídica nas áreas Trabalhista, Tributária e Civil, assim como cursos de capacitação para prestar melhor serviço ao consumidor. “Este é um marco importante. O impacto transformador que Apes trouxe para empresas de supermercados que fixaram suas bases em Pernambuco, contribuiu para o bom ambiente de negócios e para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, disse.

De acordo com dados da Secretaria da Fazenda do Estado, citados pelo vereador, o setor supermercadista representa 4,7% da arrecadação total do ICMS de Pernambuco. Esse percentual corresponde ao período de janeiro a agosto de 2023. O montante arrecadado é de R$ 661,7 milhões. Ao todo, são 15.469 estabelecimentos em Pernambuco.

Tadeu Calheiros elogiou os empresários do setor. “O trabalho que exercem é fundamental para atrair novos investimentos, movimentar a nossa economia e gerar milhares de empregos, Em nome da Câmara Municipal do Recife, parabenizamos a Apes pelos seus 50 anos de trajetória. Que esse marco sirva de estímulo e de inspiração para futuras gerações de empresários que acreditam na força associativa para alcançarem os objetivos”.

Após o discurso do parlamentar, um vídeo comemorativo dos 50 anos da Apes foi exibido no telão do plenário da Câmara do Recife. Em seguida, Tadeu Calheiros entregou uma placa à instituição homenageada, no ato representada pelo atual presidente, João Alves Cavalcante, e pelo presidente eleito Jailson Lopes Leite. Na sequência, a senhora Valéria Azevedo, representante do gabinete do vereador, entregou flores à superintendente da Apes, Silvana Buarque.

O empresário João Alves disse na ocasião que, para todos que fazem a Apes, é “um sentimento muito forte estar aqui sendo homenageados pela Câmara dos Vereadores, pelos 50 anos. Para a nossa categoria, é de muita importância esse reconhecimento”.

Ele registrou que está encerrando sua gestão á frente da instituição. “Passei seis anos na presidência e me sinto muito orgulhoso. Passamos muitas dificuldades durante esse período. Foi pandemia, foi greve de caminhoneiros, etc. Teve muita dificuldade, mas estamos felizes com esse período, que foi um período de aprendizado”.

O presidente eleito da Apes, Jailson Lopes Leite, também discursou na tribuna durante a cerimônia. Ao final do evento, a vereadora Ana Lúcia fez uma avaliação da reunião solene que presidiu e solicitou para que os participantes, em posição de respeito, ouvissem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 28.11.2024