Câmara aprova requerimentos por providências contra interrupção em duas linhas de ônibus

Lagoa Encantada, Três Carneiros, UR-01, Ibura de Baixo, IPSEP, Rio Xingú, Jordão Baixo, Jardim Jordão, Aeroporto, Imbiribeira, UR-02, UR-03, UR-05, UR-06, UR-10, UR-11. Essas são algumas das comunidades que passaram a sofrer com a interrupção de duas linhas de ônibus opcional que atendia os seus usuários, e que foram mencionadas pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) em dois requerimentos aprovados pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (18). Os pedidos pela volta dos itinerários, dirigidos à Metropolitana Empresa de Transporte Coletivo Ltda. e ao Grande Recife Consórcio de Transportes, geraram debate ao serem levados pela parlamentar para a tribuna durante a reunião plenária.

De acordo com Ana Lúcia, que é autora dos requerimento nº 8.647/2024 e nº 8.648/2024, a volta das linhas 214-UR-02/Ibura e 224-UR-11/Jordão, a interrupção do serviço prejudicou cerca de 2,4 mil pessoas .Em seu discurso, ela afirmou que os requerimentos servem para solicitar que o Grande Recife “obrigue ou tome uma atitude em relação à empresa Metropolitana, que, neste momento, é a empresa que tem que fazer o serviço dessas duas linhas opcionais”. Ainda segundo a vereadora, os moradores da área já tomaram medidas cabíveis junto ao Ministério Público, ao Grande Recife e à empresa, sem que tivessem obtido retorno. A parlamentou ainda lembrou que as rotas já haviam sido devolvidas por uma outra empresa e depois repassadas para a Metropolitana – que, por sua vez, teria afirmado não possuir veículos adequados para o serviço opcional. 

Em aparte a Ana Lúcia, o vereador Davi Muniz (PSD) disse que outras localidades do Recife sofrem com o mesmo tipo de problema. Ele defendeu que a questão fosse resolvida com a expansão do transporte complementar na capital. “Isso é porque os empresários entregam as linhas porque são deficitárias para eles. Para se ter uma ideia, cerca de 40 linhas foram entregues da pandemia para cá. Apenas, no máximo, 50% voltou. E esse povo está abandonado. É preciso que esta Casa traga esse debate aqui para dentro”.

Também em aparte, o vereador Almir Fernando (PSB) disse que a empresa Metropolitana não deveria mais participar do serviço de transporte na região. Ele também se posicionou a favor de que os operadores do transporte complementar substituíssem serviços hoje oferecidos pelas empresas do Grande Recife. “O que ela [Metropolitana Empresa de Transporte Coletivo Ltda.] está fazendo com Ibura, Jordão, Imbiribeira não é um privilégio. Está fazendo com a cidade toda. Recife, infelizmente, está entregue às baratas com relação ao transporte coletivo. Se não fosse o sindicato do transporte complementar e das linhas alimentadoras, a gente estava sofrendo”.

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Em 18.11.2024