Câmara do Recife celebra os dez anos do espetáculo Caixa de Natal
Idealizado pelos produtores Luiz Carlos Coelho Neves Filho e Diogo Leite, o espetáculo Caixa de Natal é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e acontece anualmente no Marco Zero do Recife, compondo o ciclo dos festejos natalinos abertos da capital pernambucana. A celebração, que alia música, dança, teatro e luzes, reuniu mais de 100 mil pessoas na sua última edição, promovida em 2013.
“Eu sempre costumo dizer que a Câmara Municipal tem que valorizar e reverberar para a sociedade instituições e personalidades importantes para a cidade”, disse o vereador Marco Aurélio Filho. “O espetáculo traz uma cultura de qualidade para dar acesso a essa cultura, a muita gente que não tem acesso. E ocorre no nosso principal cartão postal, que é o Marco Zero. Então, diante de tudo isso e da possibilidade de formar novas plateias, que é o que mantém nossa cultura viva, nada mais juto do que homenagear esse espetáculo e incentivar para que eles continuem fazendo toda essa beleza, trazendo o povo junto, ao ar livre".
Marco Aurélio Filho também é autor da lei nº 19.246/2024, que torna a Caixa de Natal patrimônio cultural imaterial do Recife. Segundo o parlamentar, a Caixa de Natal tem particularidades que o diferencia de outros espetáculos natalinos brasileiros. “É um espetáculo ousado, a gente lembra muito daquele que ocorre em Curitiba, no final do ano. Mas o nosso tem uma peculiaridade: ele é todo feito ao vivo, enquanto os outros são gravados”.
Na ocasião foram entregues placas em homenagem aos dez anos do espetáculo a Luiz Carlos Filho e Diogo Leite. Conhecido como Lulinha, o empresário e coordenador do espetáculo, Luiz Carlos Filho, ressaltou o apoio da Caixa Econômica ao evento e disse que a homenagem da Câmara Municipal do Recife reconhece um trabalho desempenhado com esforço e dedicação há uma década. “Esta homenagem é muito simbólica. Ela vem junto com a concessão de um título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. Isso representa todo o desenvolvimento, esforço, dedicação, empenho, a luta diária que trilhamos desde 2014 até aqui para conseguirmos não só executar a primeira edição, mas também permear todo o projeto. Conseguimos passar por uma pandemia, voltamos nas mesmas proporções e chegamos na décima edição recebendo uma grande homenagem”.
A reunião solene contou, ainda, com discursos do produtor do espetáculo Caixa de Natal, Diogo Leite, e da senadora Teresa Leitão (PT), bem como com uma apresentação do coral Caixa de Natal, sob a regência do maestro Gilvan Lucas.
Além dos vereadores Marco Aurélio Filho e Zé Neto, dos coordenadores Luiz Carlos Filho e Diogo Leite, e da senadora Teresa Leitão, compôs a mesa de honra da solenidade a gerente da Caixa Cultural Recife, Raquel Afonso Gomes.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 01.11.2024