Câmara do Recife debate coleta de lixo na cidade

Questões relacionadas a problemas causados pela ausência de coleta de lixo em pontos da cidade foram abordadas durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife. O vereador Ronaldo Lopes (PP) questionou o Programa Recife Limpa, da Prefeitura, que tem como objetivo ampliar a coleta e estimular o descarte correto dos resíduos. Já os vereadores Almir Fernando (PSB) e Chico Kiko (PSB) defenderam a gestão e solicitaram um engajamento maior dos moradores da cidade.

O vereador Ronaldo Lopes reclamou da falta do recolhimento do lixo em várias localidades da Zona Norte: na  Avenida Vereador Otacílio Azevedo; próximo ao terminal de ônibus do Brejo e no Alto José Bonifácio, próximo a uma empresa de água mineral. “Quando a gente não faz o recolhimento do lixo, a retirada de entulhos, estamos trazendo as doenças para dentro das residências; estamos fazendo com que a calçada fique cheia de lixo; e fazendo com que as pessoas transitem no meio da rua junto com carros e ônibus, podendo perder a sua vida”. 

Ao abordar a temática, Almir Fernando concordou que existe um problema de acumulo de lixo na capital, mas salientou que, para ele ser resolvido, é preciso união entre poder público e população. “A questão desse lixo é um gargalo, é uma preocupação da Prefeitura. Infelizmente, passou prefeito e entrou prefeito e não [se] consegue resolver. Por quê? Porque tem que ter a participação das duas partes: da comunidade e da Prefeitura”, considerou. “A Prefeitura tem cumprido a sua parte. Ela tem cumprido, ela tem limpado. O caminhão, todos os dias, passa no Alto José Bonifácio, que foi mencionado aqui, e tenho certeza de que passa nas outras comunidades também. Só não passa no domingo”.

O vereador Chico Kiko também falou sobre o tema. Ele disse que a gestão tem disponibilizado carro para recolhimento de lixo nas comunidades da periferia e que o ideal seria que a população colaborasse, colocando o lixo doméstico em local adequado. Ainda que não tenha negado a existência de lixo em algumas ruas, o vereador disse que as críticas da oposição, no sentido contrário do que ele afirmou, são uma “tentativa de ofender” a gestão de João Campos. “Vou nas zonas Oeste, Sul e Norte, e por onde passo, venho acompanhando e sempre pergunto. A maioria [da população] sempre me diz que [os carros do lixo] passam todos os dias”, afirmou.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Ronaldo Lopes.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Almir Fernando.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Chico Kiko.

Em 11.11.2024