Câmara promove evento sobre o Novembro Azul

Na manhã desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal do Recife, por meio do Serviço de Saúde da Casa, promoveu evento alusivo ao Novembro Azul – mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Na programação, foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicose no hall de entrada da Casa, além de palestras com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Jarys Borges, e o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Érico Higino, ambos da seccional Pernambuco.

A médica do serviço de Saúde da Câmara do Recife, Daniela Fantato, explicou que a Casa promove ações em datas importantes, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e, agora, o Novembro Azul. “A Câmara Municipal do Recife tem, cada vez mais, trabalhado informações em relação à saúde e promovido eventos. Os servidores são contemplados com esse momento de informação e de melhoria da saúde". Ela  também pontuou a necessidade da busca pela prevenção. "A mulher já faz mais ativamente com o ginecologista [a prevenção] e os urologistas têm tentado promover essa educação.  A adolescente mulher passa de pediatra para a ginecologista. E o adolescente homem fica sem o pediatra e não procura o urologista. Então, ele deveria começar sua prevenção desde a adolescência”.

No plenarinho da Câmara do Recife, ocorreram duas palestras em que os participantes puderam tirar dúvidas com os especialistas presentes. O médico endocrinologista, Érico Higino, explicou que o dia 14 de novembro também representa o Dia Mundial da Diabetes e deu dicas de como ter uma vida mais saudável.

“Novembro se destaca pelos cuidados com a saúde masculina. Estima-se que em torno de 10% da população adulta tenha diabetes. Há tratamentos eficazes que são disponíveis tanto nos serviços privados, em saúde, quanto no Sistema Único de Saúde também. Medidas de mudança de estilo de vida como sair do sedentarismo, diminuir o consumo de álcool, fazer exercícios por 30 minutos, pelo menos 5 vezes por semana, enfim, são ações preventivas para evitar que a doença apareça", salientou. O médico também deu dicas de alimentação saudável, evitando frutas com alto índice glicêmico "A gente gosta muito de consumir aqui, na nossa região, a jaca, a manga e a melancia, por exemplo. E é necessário restringir o consumo, dando preferência à goiaba, ao caju, à ameixa, ao kiwi ou ao morango, além das frutas cítricas".

Já o médico urologista Jarys Borges realizou uma palestra sobre prevenção do público masculino. “A Campanha Novembro Azul vem sendo cada vez mais destacada para a orientação e cuidados com a saúde masculina. O homem procura menos fazer seus preventivos do que a mulher, e esse é o momento de alertar e realizar os exames periódicos", disse.  Ele aproveitou para dar dicas importantes aos homens. "Na área de urologia, sempre é bom verificar os sintomas que vêm aparecendo diante do avanço da idade e que podem comprometer a qualidade de vida, como sintomas urinários, sexuais ou alteração hormonal. E tudo isso está no escopo dos cuidados com a saúde masculina”     

O diretor de Divisão de Pessoal da Câmara  do Recife Jeú Delmondes disse que a ação da Casa é muito importante para a população masculina, que precisa se conscientizar cada vez mais. “Fiz os testes da pressão arterial e glicose e ambos deram certo. A gente tem uma tendência a não se cuidar direito. Eu, particularmente, todo ano, faço minhas prevenções e é bom que as pessoas se cuidem também e vejam a necessidade de cuidar da saúde”.

O frentista Alexandre Valeriano estava passando em frente à Casa quando soube da campanha do Novembro Azul. Ele aproveitou a ocasião, fez testes de glicose, aferição da pressão arterial e deixou um recado para o público masculino. “Muito boa essa oportunidade. É válido que o Novembro Azul seja voltado para os homens porque eles têm o hábito de não se cuidar tão bem. Que todos se cuidem. E não podem relaxar, porque é pior para a saúde”.

Clique aqui e assista à reportagem da TV Câmara do Recife.

Em 21.11.2024