Movimento Nacional da População em Situação de Rua recebe Medalha de Mérito José Mariano
O vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que era um momento de celebração na Casa de José Mariano e enalteceu o papel do Movimento. “É tão importante esse dia em que protagonistas de sua própria luta recebem o reconhecimento do município, por meio da maior Comenda que essa Casa concede. É um dia de muita alegria e que vai ficar marcado, com certeza absoluta, na minha caminhada e no coração de muita gente que está aqui. O MNPR é um sujeito protagonista de suas próprias ações. É um grupo que jamais deixará de ser ouvido, tanto pela Prefeitura, quanto pelo governo estadual, quanto pelo Ministério Público e por essa Casa. É um público a quem a gente sabe de onde é, por onde acessar, que tem projeto, sabe o que quer e que não tem medo de lutar pelo que quer”.
O parlamentar recordou atos em que o MNPR atuou na capital pernambucana e fez questão de pontuar quando o Movimento começou a ser mais percebido pela sociedade. “A gente tinha tido mais uma atividade do movimento Ocupe Estelita e havia uma, série de barracas de acampamento que tinham sido utilizadas. Nesse primeiro momento, a gente conseguiu fazer a articulação para que essas barracas pudessem ser utilizadas pela população em situação de rua para sempre. E assim foi. Mais na frente conseguimos juntos a abertura de um abrigo noturno. Nunca sem luta. Nunca de forma fácil. Muitas vezes o MNPR fazia atividades em que a gente ia às ruas para espaços públicos, como fizemos no Parque 13 de maio e em Boa Viagem. Então, o Movimento começa a ser visto de fato pela sociedade. O recebimento dessa Medalha, para esse Movimento específico, é o maior prêmio que eu poderia ter nessa tarde de hoje”.
Robson da Silva Pessoa, presidente do Comitê Estadual de Acompanhamento e Monitoramento para População em Situação de Rua de Pernambuco e coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua do Recife, destacou o avanço na discussão em prol de políticas públicas. Segundo ele, a temática é debatida no mundo todo. "Estamos indo para o G20 discutir políticas públicas. Hoje, essa causa da população de rua não é centralizada no Recife, é mundial. Nós, que somos a população em situação de rua, somos quem mais contribui para o meio ambiente. Somos quem mais faz coleta seletiva e artesanato no mundo todo. A gente sabe que só a educação transforma o ser humano, porque está aqui uma pessoa que passou 12 anos na rua, fez uma faculdade e está estudando para cursar outra [do curso] de Direito, e a vontade de um morador de rua é ser um defensor público", afirmou.
Robson da Silva também contou como surgiu o MNPR no Recife, e fez agradecimentos a pessoas e entidades que contribuem com o Movimento. Em seguida, passou a palavra para Jailson Santos, coordenador nacional do MNPR, que agradeceu pelo reconhecimento ao movimento. "Foi muita luta, não foi fácil, não é fácil e não será fácil, mas se a gente lutar e acreditar, a gente conquista". Santos também dividiu o seu pronunciamento com o acadêmico Jota Henrique, que teceu comentários sobre os avanços obtidos em políticas públicas para a população em situação de rua.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a solenidade na íntegra.
Em 11.11.2024