Obras da Prefeitura do Recife são comparadas com as do Governo do Estado

Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta terça-feira (12), o vereador Almir Fernando (PSB) fez análise de obras realizadas, em diversos setores, pelo prefeito João Campos, e disse que o gestor obtém boa aprovação porque “garante a qualidade de vida da população”. O parlamentar fez o discurso para se contrapor a outro vereador, Davi Muniz (PSD), que o antecedeu, na tribuna fazendo elogios à governadora Raquel Lyra, na área da Segurança Pública. E disse a gestão dela é melhor do que a do PSB nesse setor. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) também participou do debate e apontou falhas na segurança.

Almir Fernando esteve na tribuna em dois momentos e, no segundo discurso, ampliou o que disse no primeiro. Sem focalizar na questão segurança pública, ele afirmou que diversas obras da Prefeitura do Recife já foram realizadas em morros da Zona Norte, a exemplo de encostas que implicam em investimentos que chegam a R$ 10 milhões. “O prefeito autorizou a realização de encostas a cada três dias”. O prefeito João Campos, segundo ele cuidou das encostas, mas também mandou instalar escadarias nos morros. “A aprovação das urnas reproduziu a aprovação popular. Eu que moro em morro, no Alto José Bonifácio, e acho importante o que o prefeito fez. Nas obras de encostas, nas escadarias, ele deu destino às águas que representam riscos para a população durante o inverno”.

Outra linha de atuação que o parlamentar destacou foi a pavimentação de ruas. “São muitas as pavimentações feitas, realizando o sonho de muitas pessoas”. Para executar essas obras, segundo o vereador, o prefeito “não ficou de braços cruzados e nem esperou acontecer. Foi buscar recursos na Caixa Econômica e no Banco Mundial”. O prefeito, disse Almir Fernando, também fez obras de drenagem e esgotamento sanitário. “Além disso, ele duplicou o número de creches, colocou wi-fi em praças, e construiu pontes, como a que liga os bairros do Monteiro e Iputinga. Ele faz do simples ao mais complexo para melhorar a qualidade de vida da população”, observou.

A vereador Ana Lúcia pediu aparte e não se deteve a falar nas obras da gestão municipal. Ela voltou a falar da questão da Segurança Pública, que foi o tema do discurso do vereador Davi Muniz que parabenizou a governadora pelas obras na Segurança Pública. “Sei que é bom entregar viaturas e requalificar delegacias, mas o papel de um governante é fazer entregas à população”. Além disso, segundo ela, a questão da segurança pública de Pernambuco é a falta de profissionais e servidores no setor. “Há uma ausência de material humano. Não se faz segurança pública sem ter pessoal”.

De acordo com a vereadora, como existem menos policiais do que o que seria necessário, os policiais que estão trabalhando adoecem pelo excesso de serviços. “É preciso cuidar dos policiais, para que eles não adoeçam por conta de acréscimo de serviço e das más condições de trabalho”. Segundo Ana Lúcia, os policiais se desdobram para dar conta da necessidade nas delegacias, mas também há uma carência de pessoal para fazer outros atendimentos. “Não há policial suficiente nas ruas”, disse.

Clique aqui e assista ao primeiro pronunciamento de Almir Fernando.

Clique aqui e assista ao segundo pronunciamento de Almir Fernando.

 Em 12.11.2024.