Prevenção ao câncer de próstata é salientada na Câmara
O vereador Almir Fernando reforçou a necessidade do cuidado de cada um com a sua saúde. “Nós, homens, infelizmente, somos muito relapsos com relação ao tratamento para cuidar da nossa própria saúde. A campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, e surgiu a partir do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro”, afirmou. “Essa doença é silenciosa e, na maioria dos casos, só se descobre com um toque retal”, detalhou.
O parlamentar lamentou ter perdido o próprio pai para o câncer de próstata, por não ter realizado os exames de forma preventiva. “As pessoas só descobrem {a doença] quando está no estágio avançado. Eu já vi vários homens morrerem por conta desse câncer de próstata, e o último que eu vi morrer foi o meu pai, porque só veio descobrir tardiamente. A doença causa a morte de 28,6% da população masculina. Esse toque retal que é tabu, às vezes, não deixa a gente continuar vivendo aqui na terra, e deixa a gente chegar até a morte”, afirmou. Ele também pediu a criação de um Ônibus Azul, para a realização de exames de câncer de próstata.
Por sua vez, em aparte, o vereador Ivan Moraes disse ter demorado para perceber a importância do cuidado com a própria saúde, e que “essa é uma tônica entre nós homens”, por não costumar ir ao médico. “A gente é criado dentro desse ambiente de masculinidade tóxica, machista, que às vezes a gente deixa de tomar atitudes que vão buscar a nossa saúde. É importante a gente olhar o Novembro Azul de uma forma mais ampla que o toque retal. O cuidado com o próprio corpo é um dever de todo mundo, especialmente das pessoas que se preocupam com a continuidade do seu legado”, detalhou.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. A detecção precoce da doença é uma das formas utilizadas para que o tratamento seja bem sucedido, e ela pode ser feita através de exames. Um dos sintomas do câncer de próstata é a dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina.
Clique aqui e assista ao pronunciamento de Almir Fernando.
Em 11.11.2024