Saúde e armamento da Guarda são discutidos pela Oposição

O vereador Felipe Alecrim (Novo) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife em dois momentos, durante a reunião plenária desta terça-feira (12). No primeiro, ele teceu críticas à gestão municipal no que diz respeito à saúde e em seguida ressaltou vários assuntos, dentre eles o armamento da Guarda Municipal, a desigualdade social e o resultado das eleições municipais que confirmaram João Campos (PSB) como prefeito da cidade. “O vereador Almir Fernando (PSB) falou sobre aceitação das urnas, e eu preciso fazer o registro de que o fato das urnas terem atestado 78% dos votos não significa dizer que o Recife não atravessa graves problemas".

O primeiro pronunciamento ocorreu no chamado pequeno expediente, quando o parlamentar discursa durante cinco minutos. Ele disse que a área da saúde necessita de mais  atenção da gestão municipal. “Temos recebido, novamente, denúncias de falta de insulina e aí vale recapitular várias fiscalizações que nós fizemos em unidades que deveriam zelar pelo maior patrimônio do cidadão recifense: a saúde. Estivemos na maternidade Barros Lima e identificamos uma situação extremamente precária diante da falta de médico e medicamentos”. Clique aqui e assista ao primeiro pronunciamento de Felipe Alecrim.

O  armamento da Guarda Municipal, o trânsito da cidade e as desigualdades sociais foram assuntos destacados por Felipe Alecrim quando ele voltou à tribuna no grande expediente da reunião. Neste momento, cada parlamentar discursa por 15 minutos e pode conceder apartes sobre o tema a outros vereadores. “Nós temos hoje o segundo pior trânsito do país e somos hoje a segunda pior capital em desigualdade social. Mas se a gente perguntar aqui por um projeto, uma ação política pública que transforme a realidade da nossa cidade, e de um modo muito específico das pessoas que vivem em situação de rua, essa resposta não chega. E quando a gente fala de segurança pública, que já é uma luta antiga, nós estamos defendendo a Guarda Municipal e exigindo que a Prefeitura dê a condição adequada para que eles realizem o trabalho que eles são chamados. Estamos falando aqui da condição salarial e, principalmente, de armar a Guarda”.

No aparte, Davi Muniz (PSD) salientou e elogiou as ações executadas pelo governo estadual. “É um governo que mostra os números. São 25% já de redução de crimes no Recife e isso é uma realidade. Foram 400 policiais capacitados e destinados para a mulher em Pernambuco. São mais de oito delegacias especializadas no atendimento à mulher, funcionando em horário padrão. Nove viaturas entregues, só em julho, para a Patrulha da Mulher Maria da Penha". 

Já o vereador Carlos Muniz (PSB) ressaltou que defende a união das polícias, poderes e sociedade ao invés de culpabilizar. “Eu não acredito em segurança se não tiver integração da PM, Civil e da Guarda Municipal se a sociedade não colaborar. Em blogs publicados na internet, todos os dias temos ocorrências na Jaqueira, Campo Grande e Setúbal e, hoje, tivemos um assassinato de um vereador em Garanhuns. Então, a gente tem que se juntar, tem que estar com a sociedade preparada para se unir porque política é trabalho verificando a competência de cada um. Se ficar criticando um ao outro, não vai levar nada”.

Clique aqui e assista ao segundo pronunciamento de Felipe Alecrim.

Em 12.11.2024