Vereadores repercutem informações sobre matrícula na rede municipal
A matrícula de estudantes novatos está aberta desde o dia 5 de novembro e segue até o dia 6 de dezembro deste ano. Para 2025, a Prefeitura oferta cerca de 23,5 mil vagas para os candidatos que desejam ingressar nas escolas e creches municipais. Os alunos que já integram a rede não precisam se submeter ao processo e já têm a sua vaga garantida.
Os pais ou responsáveis, para efetuar a matrícula, devem acessar o site https://matriculaonline.recife.pe.gov.br/, ou http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/, ou o aplicativo Conecta Recife. Para quem tiver dificuldades, a Prefeitura implementou 77 polos presenciais de apoio à inscrição, além de uma Caravana da Matrícula.
Outro detalhe importante é que as famílias devem realizar outras duas etapas para concluir a matrícula. De 9 a 27 de dezembro deste ano, será necessário realizar a aceitação da vaga na escola ou creche selecionada, que pode ser feita pelo site Matrícula On-line, pelo Conecta Recife ou via WhatsApp. Na última etapa, que ocorre entre 6 a 17 de janeiro de 2025, os pais ou responsáveis devem apresentar a documentação exigida no processo.
Em seu pronunciamento na tribuna, Almir Fernando ainda lembrou que famílias em situação de vulnerabilidade social têm preferência na escolha de vagas e comemorou o crescimento da rede municipal. Na educação infantil, segundo o parlamentar, a expansão foi de 32% em relação à oferta de vagas de 2024. “A gente não imaginava que pudesse acontecer tão cedo aqui no Recife. O que a gente sempre via eram as pessoas correndo atrás de vagas. Infelizmente, a demanda era muito maior do que a oferta”.
Em aparte a Almir Fernando, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que preside a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte da Câmara Municipal, lembrou um discurso feito por ela este mês sobre as dificuldades das famílias para realizar a matrícula on-line. E observou, ainda, a necessidade de que pais e responsáveis notassem as diferenças entre os procedimentos de matrícula nas redes estadual e municipal, para que fossem evitadas confusões. “Eu repito o que eu disse na tribuna, que a dificuldade com a ferramenta eletrônica, o acesso à internet, tudo isso faz com que as famílias entrem em pânico. Mas eu queria parabenizar Vossa Excelência e destacar que, de fato, como o processo de matricula na rede estadual tem um rito, o da rede municipal tem outro, isso deixou muitas famílias angustiadas”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento de Almir Fernando.
Em 26.11.2024