Câmara aprova Clube Português como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife
Segundo a justificativa da matéria, após uma minuciosa revisão da Lei Municipal nº 19.290, de 24 de julho de 2024, foi identificado um equívoco de terminologia que pode comprometer a interpretação e a aplicação da Legislação publicada, uma vez que o termo “Material” foi utilizado em contexto no qual o termo “Imaterial” seria mais apropriado, sendo esta, inclusive, a intenção do legislador. Mesmo com as correções de terminologias, de acordo com Victor André Gomes, o que vale é o Clube Português possuir um grande valor para a sociedade recifense.
“É um orgulho poder condecorar o Clube Português do Recife, quase centenário, com o título de Patrimônio Imaterial da Cidade do Recife com todas as histórias vividas e contadas pela população recifense que tem o Português como uma extensão de sua casa. Um carinho fraterno enorme pelas festas e pelo patrimônio esportivo que é o Clube, com centenas de atletas que já saíram de lá, seja no hóquei ou futsal. Então, o Clube tem uma história memorável na capital pernambucana e a gente poder proporcionar o Título de Patrimônio Imaterial é, sobretudo, motivo de muita alegria”.
Clube Português do Recife - Espaço de convívio e lazer da população, o Clube Português do Recife está prestes a completar 90 anos de existência. Fundado em dezembro de 1934, o espaço é referência na prática de esportes amadores, que projetam vários atletas nacionalmente. O clube também promove a cultura pernambucana e lusitana, através de eventos de datas festivas importantes.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 05.11.2024