Câmara do Recife homenageia médicos da família e comunidade
A medicina da família está ligada à Medicina de Família e Comunidade (MFC), reconhecida desde 2002 como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB). A especialidade é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), pois cuida das pessoas no contexto da atenção primária, no âmbito individual e coletivo, que consiste na promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, redução de danos, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde.
O vereador Tadeu Calheiros destacou ter escolhido o dia 5 de dezembro para realizar a homenagem pelo o que a data representa para a medicina da família. "Além de reconhecer o trabalho feito, a gente traz visibilidade para um tema que é a atenção primária, a medicina de família e comunidade. É algo da mais absoluta importância dentro de qualquer sociedade. E como membro do Legislativo, acredito que a gente tem que investir muito na nossa atenção primária. Esta homenagem é para todos os profissionais que trabalham em todos os distritos sanitários do Recife, e para representar a uma equipe que faz a nossa atenção primária com muito esforço, salvaguardando a saúde da nossa população", afirmou.
Para a representante dos homenageados, a médica Rita de Cássia Hoffman, a medicina da família "é além da medicina". Ela fez um agradecimento ao reconhecimento. "Hoje é o Dia do Médico de Família e Comunidade. Para a gente, é um prazer ter esse reconhecimento, ficamos muito felizes quando recebemos o convite, porque o médico da família e comunidade faz uma medicina além da medicina. Nós trabalhamos a prevenção, a promoção e a educação à saúde, tudo junto, e ali nós vamos um pouco além: somos ouvintes, amigos, parte da família da nossa comunidade. A gente está presente em cada cantinho do nosso bairro, em cada rua, cada família e cada cultura. Isso é muito enriquecedor", expôs. Em seguida, a secretária Executiva também ocupou a tribuna e fez as suas colocações. Ela afirmou que, no Recife, "o trabalho do médico da família é vital em nossas comunidades, principalmente nas mais vulneráveis".
O músico Mariano Santos fez uma apresentação musical solo com flauta. Também compuseram a mesa a médica da família e conselheira do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Lilian Barra, representando o presidente Jorge Lobo; a secretária Executiva de Gestão do Trabalho, Andreza Barkokebas, representando a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; a médica Rita de Cássia Hoffman, representando os homenageados; e a vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Carolina Tabosa.
Clique e confira a reunião solene na íntegra.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 05.12.2024.