Câmara do Recife promove atividade em alusão ao Dezembro Laranja

A Câmara Municipal do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira (4), uma atividade educativa alusiva ao Dezembro Laranja – mês de prevenção ao câncer de pele. A ação contou com a distribuição de panfletos informativos e orientações sobre formas de prevenção da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é a lesão com maior incidência no Brasil, representando 31,3%.

A campanha Dezembro Laranja foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a doença, que atinge cerca de 185 pessoas anualmente, segundo o Inca. Esse tipo de câncer muitas vezes passa despercebido por ter sintomas que não causam dor. 

A médica do Serviço de Saúde da Câmara do Recife e dermatologista, Iana Costa, explicou sobre tipos de câncer de pele e destacou a importância do diagnóstico precoce. “O melanoma, que é o mais grave, se manifesta como uma manchinha escura, mas existem outros tipos de câncer de pele. Esses outros tipos de câncer geralmente se manifestam com uma bolinha, uma lesão avermelhada, rósea, ou uma ferida que não cicatriza. São outros aspectos que são menos graves, mas todos têm que ser visto precocemente porque, quanto mais cedo for o diagnóstico, mais fácil é o tratamento”, orientou. 

Iana Costa também pontuou alertas para que a população tenha um maior cuidado com a pele e fique atenta aos sintomas da doença. “A gente tem que estar atento aos sinais de alerta para uma lesão suspeita de câncer de pele, ou seja, uma mancha escura que não tem uma cor uniforme (que são várias cores), quando tem bordos irregulares com mais de seis milímetros de diâmetro, ou uma lesão que está mudando de aspecto. São sinais para ficar em alerta e procurar um dermatologista para dar um diagnóstico precoce”, destacou. 

Principais formas de como prevenir o câncer de pele: 

- Aplicar protetor solar FPS 30 ou maior diariamente;

- Usar camiseta e chapéu; 

- Usar óculos de sol com proteção UV;

- Evitar sol entre 9h e 15h;

- Consultar sempre um médico dermatologista.

 

Clique aqui e assista o reels sobre o assunto.

Em 04.12.2024.