Câmara promove cerimônia de posse de vereadores, prefeito e vice-prefeito do Recife
Considerando a capacidade do plenário e a magnitude do evento, bem como em respeito às normas de segurança, a organização do evento preparou espaços com telões para o acompanhamento da solenidade. Transmitirão a cerimônia o plenarinho da Câmara, destinado a um número de 80 convidados previamente credenciados, e o pátio externo do prédio-sede, onde foi montado um toldo com capacidade para 200 pessoas.
Conforme o Regimento Interno da Câmara do Recife, a reunião solene de posse seguirá um roteiro pré-definido. Inicialmente, a Mesa condutora dos trabalhos será formada pelos três parlamentares que obtiveram o maior número de votos nas últimas eleições. O mais votado ocupará a presidência da Mesa – neste caso, o vereador Romerinho Jatobá (PSB). A primeira-secretaria será ocupada pelo segundo mais votado, o vereador Gilson Machado Filho (PL). Já a segunda-secretaria será exercida pelo terceiro mais votado, o vereador Aderaldo Pinto (PSB).
Em seguida, a Mesa iniciará o recebimento dos diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e a declaração de bens de todos os vereadores, chamados por ordem alfabética. O presidente da Mesa conduzirá o Compromisso Regimental – isto é, a declaração de lealdade ao ordenamento jurídico e a valores inscritos no Regimento Interno da Câmara, que deve ser aceita por todos os parlamentares – e fará um discurso.
Logo após, será realizada a chamada nominal dos vereadores para a votação que escolherá os nove cargos da Comissão Executiva, que ficará à frente da Câmara Municipal do Recife no biênio 2025-2026. Trata-se de uma votação aberta para escolha do presidente, três vice-presidentes, três secretários e dois suplentes.
Após o anúncio dos eleitos, é encerrada esta reunião solene e o parlamentar eleito presidente da Comissão Executiva – que será, também, o presidente da Câmara Municipal do Recife – iniciará, imediatamente, a cerimônia de posse do prefeito reeleito João Campos (PSB) e do vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB).
A posse do prefeito e do vice-prefeito segue o rito da posse dos vereadores do Recife: é feita a entrega dos diplomas e das declarações de bens; a leitura do compromisso de posse e o discurso do prefeito da cidade, João Campos.
Relação dos vereadores do Recife eleitos e diplomados pelo TRE-PE:
1 - Aderaldo Pinto (PSB)
2 - Alcides Teixeira Neto (Avante)
3 - Alef Collins (PP) *
4 - Agora é Rubem (PSB)*
5 - Ana Lúcia (Republicanos)
6 - Andreza Romero PSB
7 - Carlos Muniz (PSB)
8 - Cida Pedrosa (PCdoB)
9 - Davi Muniz (PSD)
10 - Eduardo Mota (PSB)*
11 - Eduardo Moura (Novo)*
12 - Eriberto Rafael (PSB)
13 - Fabiano Ferraz (PMDB)
14 – Felipe Alecrim (Novo)
15 - Felipe Francismar (PSB)
16 - Flávia de Nadegi (PV)*
17 - Fred Ferreira (PL)
18 - Gilberto Alves (PRD)
19 - Gilson Machado Filho (PL)*
20 - Hélio Guabiraba (PSB)
21 - Jô Cavalcanti (PSOL)*
22 - Júnior Bocão (PSD)
23 - Júnior de Cleto (PSB)*
24 - Kari Santos (PT)*
25 - Liana Cirne (PT)
26 - Luiz Eustáquio (PSB)
27 - Marco Aurélio Filho (PV)
28 - Natália de Menudo (PSB)
29 - Paulo Muniz (PL)
30 - Rinaldo Junior (PSB)
31 - Rodrigo Coutinho (Republicanos)
32 - Romerinho Jatobá (PSB)
33 - Samuel Salazar (MDB)
34 - Tadeu Calheiros (MDB)
35 - Thiago Medina (PL)*
36 - Wilton Brito (PSB)
37 - Zé Neto (PSB)
*Eleitos para o primeiro mandato na Câmara Municipal do Recife
Em 30.12.2024