Evanildo Bechara recebe Medalha de Mérito José Mariano
A iniciativa da solenidade foi do vereador Carlos Muniz (PSB). A Medalha de Mérito José Mariano é a maior comenda entregue pelo Poder Legislativo Municipal. “Hoje é dia de homenagear um grande homem pernambucano, recifense”, anunciou, acrescentando às duas qualidades acadêmicas, o fato de Evanildo Bechara ter sido campeão de natação pelo Clube Náutico Capibaribe, e de ser ex-morador da Rua Rangel, no bairro de São José, “que viu seus pais, João Bechara Boto e Maria Izabel Cavalcante Bechara, ganharem a vida e sustentarem os cinco filhos como comerciantes no Mercado São José”.
A solenidade foi presidida pelo vereador Gilberto Alves (PRD), que compôs a mesa de honra com o autor do Projeto de Decreto Legislativo; o homenageado; a irmã do homenageado, Janete Cavalcanti Bechara; o filho, Enildo Bechara; e os sobrinhos João Rodrigues Bechara e Paulo Marcelo Bechara Carvalho. “Para mim é mais que uma honra, é um dever homenagear Evanildo Bechara com a medalha José Mariano, que condecora personalidades com relevante contribuição para a nossa cidade. E isso, Bechara tem de sobra! É um dos maiores especialistas em língua portuguesa do mundo, autor de 36 livros, com participação em mais outros 30”, disse Carlos Muniz.
O vereador disse que a obra intelectual de Evanildo Bechara parece não ter fim: “É filósofo, linguista, lexicógrafo, professor titular e emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Academia Brasileira de Letras e da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da mesma instituição, representante brasileiro do Acordo Ortográfico vigente, doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, membro do Comitê Científico da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, como representante da Academia Brasileira de Letras, membro da Comissão Nacional do Brasil junto ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), membro da Academia Brasileira de Filologia, membro do Pen Clube do Brasil, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e membro da Société de Linguistique Romane”.
Após o discurso, foram entregues a Medalha de Mérito José Mariano e o respectivo diploma ao professor. Em extensão à homenagem, a senhora Margareth Monteiro Gueiros Pacheco fez a entrega de flores à irmã do homenageado, Janete Bechara. Um vídeo foi exibido no telão do plenário da Câmara Municipal do Recife, com registros da vida de Evanildo Bechara.
O filho do professor, Enildo Bechara, falou sobre a gratidão de ver o pai ser homenageado. “É uma gratidão muito grande. Com a idade avançada do meu pai, as instituições estão reconhecendo as contribuições que ele tem dado à Língua Portuguesa. Esta homenagem feita pela Câmara do Recife consolida esse pernambucano que saiu do Recife muito jovem, aos 12 anos. Hoje é reconhecido como um dos grandes gramáticos do Brasil. Temos gratidão por tudo isso”. A irmã do professor, Janete Cavalcanti Bechara, também falou: “Eu o destaco como irmão, que sempre esteve ao meu lado. Ele é um ser humano maravilhoso. Todo o reconhecimento que é feito para ele vale a pena”.
O último a falar foi o professor Evanildo Bechara. “O Recife está no meu coração desde pequeno. Aos 12 anos, por causa do falecimento do meu pai, tive que ir para a casa do meu tio-avô, no Rio de Janeiro. Ele teve que me criar. E hoje, graças a Deus, tento representar o Recife e o nosso estado em todas as manifestações culturais”. Ele falou da emoção de ser homenageado com a Medalha de Mérito José Mariano. “O coração bate tanto, com tanta força, que eu sinto como se tivesse dois corações dentro de mim”. Ele também falou das lembranças da cidade e disse que, além do vendedor de cuscuz que na sua infância passava pela rua, também se recorda dos passeios que fazia com os colegas no Mercado de São José e na frente da Igreja de Nossa senhora da Penha.
No final, o vereador Gilberto Alves fez uma análise da solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes que acompanhassem, de pé, o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara.
Clique aqui e assista a reunião solene.
Em 11.12.2024