Frente Parlamentar pelo Clima debate 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

A Frente Parlamentar pelo Clima, da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião, na tarde desta segunda-feira (2), para debater os preparativos da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do Recife, que terá como tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”. Ela será lançada na próxima semana, pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), e ocorrerá nos dias 13 e 14, no Centro Paulo Freire, Madalena.

A presidente da Frente Parlamentar pelo Clima, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), afirmou que “estamos em preparação para as conferências estadual e nacional, que acontecerão no próximo ano, antecipando-se à Conferência das Partes (COP). O tema das conferências estadual e nacional será a emergência climática. Temos que discutir esse tema a partir deste lugar, que é a cidade do Recife, e o que vamos fazer no que diz respeito à mudança climática. O Recife tem um bom plano municipal, tem um decreto de emergência que foi assinado pelo ex-prefeito Geraldo Julio e precisamos dar conta de implementar essa política. A Câmara do Recife tem que colaborar com isso”, afirmou a parlamentar.

Participaram da reunião a vereadora Liane Cirne (PT) e Zé Neto (PSB), além do Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Igor Prazeres; o chefe de gabinete da SMAS, Eduardo Vasconcelos; a gerente de Educacão Ambiental da SMAS, Yasodhara Lacerda; o apoio de Educação Ambiental, Leonardo Pessoa; e a analista ambiental, Mércia Farias.

A Frente Parlamentar pelo Clima da Câmara Municipal do Recife tem como finalidade formular, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas municipais de enfrentamento às mudanças climáticas

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Conferência Municipal será uma grande oportunidade para discutir e entender o papel de cada um na construção de uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas. Esse encontro visa fortalecer as políticas públicas em nível municipal e nacional, com foco em um dos maiores desafios da atualidade: a emergência climática. Serão percorridas as seis  Regiões Político Administrativas (RPA’s) do Recife para construir propostas que transformem Recife em uma cidade mais resiliente, menos vulnerável às mudanças climáticas.

A Conferência das Partes (COP), que será realizada entre 10 e 21 de novembro do próximo ano em Belém (PA), é uma reunião anual de signatários das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Detentor da maior biodiversidade do planeta e nona maior economia do mundo, o Brasil sediará pela primeira vez a conferência em 2025. A COP 30 será realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião da Frente pelo Clima.


Em 02.12.2024.