Marco Aurélio Filho homenageia Festival de Música Independente “No Ar Coquetel Molotov”

Para celebrar os 21 anos do Festival de Música Independente “No Ar Coquetel Molotov”, o vereador Marco Aurélio Filho (PV) promoveu reunião solene na Câmara municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (2). Desde sua primeira edição em 2004, o festival quebrou conceitos pré-estabelecidos e vem evoluindo como um evento que já está no Calendário de Pernambuco. Ele também é reconhecido por seu pioneirismo nas áreas de sustentabilidade ambiental, adotando neste ano um protocolo de Lixo Zero. Durante a solenidade, 19 pessoas entre organizadores e artistas que participam do No Ar Coquetel Molotov, foram homenageadas.

A solenidade foi presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; a diretora do festival, Ana Garcia; o organizador do festival, Jarmeson de Lima; e o secretário-executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro. Com atrações que vão do Sertão pernambucano a países europeus e africanos, o No Ar Coquetel Molotov chega à 21ª edição, segundo Marco Aurélio filho, com mais de 70% de atrações femininas. Rock, brega, trap, jazz, funk e coco de roda se mesclam numa programação que oferece mais de 12h de música no Campus da UFPE, Recife, dia 7 de dezembro. Na quinta-feira, dia 5, haverá o Coquetel Molotov Negócios, no Recife Antigo.

Em seu discurso, o vereador Marco Aurélio Filho falou da importância de se homenagear o No Ar Coquetel Molotov. “Este é um festival genuinamente nosso, que abre muitas portas para os artistas independentes. E a gente, como cidade criativa da música, precisamos valorizar pessoas, instituições e festivais como esse. Temos esse título de cidade criativa da música porque foi um título dado pela Unesco há três anos. Esse festival faz a diferença para o movimento cultural como um todo. Eu diria que este é um festival muito inquieto, não só como movimento, mas no sentido de quebrar muitas barreiras”, disse.

O vereador afirmou, ainda, que foi o No Ar Coquetel Molotov quem abriu portas para artistas do brega e independentes. “Ao homenagear este festival, estamos também construindo política pública no âmbito da patrimonialização. Queremos mostrar que festivais como esse têm o apoio do poder público. Mas, acima de tudo, temos o entendimento de valorizar o que é nosso”. Ele afirmou que vai encaminhar um projeto de lei, na Câmara do Recife, para transformar o festival em Patrimônio Imaterial do Recife.

Ao ocupar a tribuna, para falar sobre a homenagem ao No Ar Coquetel Molotov, a diretora do festival, Ana Garcia, disse que a solenidade tinha muitos significados para o evento. “São muitos anos de trabalho. Essa é uma forma de ser reconhecido nessa semana que o festival se realiza. Ou seja, estamos abrindo o festival com chave de ouro. Este é um momento emocionante não só para o festival, mas para toda a equipe. Espero que esta solenidade seja o primeiro passo para o festival virar Patrimônio Imaterial do Recife. Tenho certeza de que a partir daqui, virão muitas coisas boas”.

O outro representante do Coquetel Molotov, o organizador do festival, Jarmeson de Lima, afirmou que a solenidade da Câmara Municipal do Recife consagrou os 21 anos de evento. “Nesse tempo, passamos por muitas coisas, inclusive mudança de local. Vimos a cena pernambucana amadurecer e muitos artistas, que iniciaram suas carreiras no festival, ganharem reconhecimento nacional. Todos, portanto, são contemplados com esta homenagem que achamos muito justa”.

Durante a reunião solene, o vereador fez a entrega de certificados a 19 homenageados, que têm participações no festival. A cantora Uana Mahin, acompanhada do músico Benke Ferraz, fizeram uma apresentação musical. No final, a vereadora Natália de Menudo fez suas considerações sobre a reunião que presidiu e pediu para que os participantes, de pé, ouvissem o Hino da Cidade do Recife

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene.

Lista de homenageados:

  1. Alexandra Cisneiros
  2. Ana Lúcia Altino Garcia
  3. Benke Ianomami F. da C. de S. Teixeira
  4. Emannuel Alves
  5. Gislayne Julia Bione de Melo
  6. Hannah Carvalho
  7. João Izzidio
  8. Libra Lima
  9. Lucilene Ferreira
  10. Marcílio Moura
  11. Maria Júlia dos Santos Izidoro
  12. Maurício Spinelli
  13. Mercês Rabello
  14. Nega do Babado (Adriana Araújo)
  15. Nestor Madenes
  16. Paula Schver
  17. Rayssa Dias
  18. Uana Mahin
  19. Willow Ximenes

 

 Em 02.12.2024.