Marco Aurélio Filho homenageia Festival de Música Independente “No Ar Coquetel Molotov”
A solenidade foi presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; a diretora do festival, Ana Garcia; o organizador do festival, Jarmeson de Lima; e o secretário-executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro. Com atrações que vão do Sertão pernambucano a países europeus e africanos, o No Ar Coquetel Molotov chega à 21ª edição, segundo Marco Aurélio filho, com mais de 70% de atrações femininas. Rock, brega, trap, jazz, funk e coco de roda se mesclam numa programação que oferece mais de 12h de música no Campus da UFPE, Recife, dia 7 de dezembro. Na quinta-feira, dia 5, haverá o Coquetel Molotov Negócios, no Recife Antigo.
Em seu discurso, o vereador Marco Aurélio Filho falou da importância de se homenagear o No Ar Coquetel Molotov. “Este é um festival genuinamente nosso, que abre muitas portas para os artistas independentes. E a gente, como cidade criativa da música, precisamos valorizar pessoas, instituições e festivais como esse. Temos esse título de cidade criativa da música porque foi um título dado pela Unesco há três anos. Esse festival faz a diferença para o movimento cultural como um todo. Eu diria que este é um festival muito inquieto, não só como movimento, mas no sentido de quebrar muitas barreiras”, disse.
O vereador afirmou, ainda, que foi o No Ar Coquetel Molotov quem abriu portas para artistas do brega e independentes. “Ao homenagear este festival, estamos também construindo política pública no âmbito da patrimonialização. Queremos mostrar que festivais como esse têm o apoio do poder público. Mas, acima de tudo, temos o entendimento de valorizar o que é nosso”. Ele afirmou que vai encaminhar um projeto de lei, na Câmara do Recife, para transformar o festival em Patrimônio Imaterial do Recife.
Ao ocupar a tribuna, para falar sobre a homenagem ao No Ar Coquetel Molotov, a diretora do festival, Ana Garcia, disse que a solenidade tinha muitos significados para o evento. “São muitos anos de trabalho. Essa é uma forma de ser reconhecido nessa semana que o festival se realiza. Ou seja, estamos abrindo o festival com chave de ouro. Este é um momento emocionante não só para o festival, mas para toda a equipe. Espero que esta solenidade seja o primeiro passo para o festival virar Patrimônio Imaterial do Recife. Tenho certeza de que a partir daqui, virão muitas coisas boas”.
O outro representante do Coquetel Molotov, o organizador do festival, Jarmeson de Lima, afirmou que a solenidade da Câmara Municipal do Recife consagrou os 21 anos de evento. “Nesse tempo, passamos por muitas coisas, inclusive mudança de local. Vimos a cena pernambucana amadurecer e muitos artistas, que iniciaram suas carreiras no festival, ganharem reconhecimento nacional. Todos, portanto, são contemplados com esta homenagem que achamos muito justa”.
Durante a reunião solene, o vereador fez a entrega de certificados a 19 homenageados, que têm participações no festival. A cantora Uana Mahin, acompanhada do músico Benke Ferraz, fizeram uma apresentação musical. No final, a vereadora Natália de Menudo fez suas considerações sobre a reunião que presidiu e pediu para que os participantes, de pé, ouvissem o Hino da Cidade do Recife
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a reunião solene.
Lista de homenageados:
- Alexandra Cisneiros
- Ana Lúcia Altino Garcia
- Benke Ianomami F. da C. de S. Teixeira
- Emannuel Alves
- Gislayne Julia Bione de Melo
- Hannah Carvalho
- João Izzidio
- Libra Lima
- Lucilene Ferreira
- Marcílio Moura
- Maria Júlia dos Santos Izidoro
- Maurício Spinelli
- Mercês Rabello
- Nega do Babado (Adriana Araújo)
- Nestor Madenes
- Paula Schver
- Rayssa Dias
- Uana Mahin
- Willow Ximenes
Em 02.12.2024.