Marília Dantas é a mais nova Cidadã do Recife

Num reconhecimento público às contribuições sociais e comunitárias dadas pela secretária de Infraestrutura do Recife e também diretora-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas, a Câmara Municipal entregou a ela o Título de Cidadã do Recife em reunião solene realizada na tarde desta terça-feira (17). A homenagem foi concedida pelo então vereador Benjamin da Saúde, mas a entrega foi feita por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A solenidade foi bastante prestigiada por grande número de vereadores, ex-vereadores, secretários e ex-secretários municipais.

A solenidade foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), presidente da Cãmara do Recife, que compôs a mesa de honra com a vereadora Cida Pedrosa; a homenageada; a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, representando o prefeito do Recife, João Campos; o deputado Rodrigo Farias, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco; o professor Afonso Henrique Sobreira de Oliveira, diretor do Centro de Tecnologia e Geociência da Universidade Federal de Pernambuco; e o ex-vereador e autor do Decreto Legislativo, Benjamin da Saúde. Uma comissão formada pelos vereadores Almir Fernando (PSB), Aderaldo Pinto (PSB), Marco Aurélio Filho (PV), Chico Kiko (PSB), Hélio Guabiraba (PSB) e Natália de Menudo (PSB) conduziu a homenageada à mesa.

Nascida em Tejucupapo, terra de mulheres guerreiras, Marília Dantas nasceu em 1983 e mudou-se para o Recife em 2001, para cursar engenharia. Formou em 2008 e onde viria também finalizar o mestrado, em 2013, e o doutorado em 2023. Possui vasta experiência na iniciativa privada, onde atuou em construtoras e empresas com análises de projetos, acompanhamento de obras e planejamento e execução de ensaios em fundações. Na Emlurb, já exerceu a função de diretora Executiva de Manutenção Urbana e de diretora de Manutenção Urbana do Recife. É presidente da autarquia desde o dia 21 de dezembro de 2019 e acumula o cargo de secretária de Infraestrutura do Recife.

Atualmente como secretária de Infraestrutura do Recife e diretora-presidente da Emlurb, atua estrategicamente na implantação de pontes, proteção de encostas, habitacionais, requalificação de canais, mercados e melhoria na acessibilidade da Cidade. Atua, ainda na manutenção e conservação do sistema viário, da rede de drenagem e do sistema de iluminação pública, gere as atividades de revitalização paisagística das praças e parques, além de gerenciar a limpeza urbana, coleta de lixo, varrição, capinação, lavagem e pintura de meio-fio de milhares de ruas e avenidas. Está sob sua responsabilidade, também, a gestão dos cinco cemitérios públicos do Recife, a manutenção das árvores e a restauração de estruturas e monumentos que sofrem depredações.

Marília Dantas desenvolveu e apoiou importantes programas de gestão e monitoramento nas áreas de pavimentação, drenagem, iluminação pública, proteção de morros a saber: o Sistema de Gerenciamento de Pavimentação, o Plano Diretor de Drenagem, o Ilumina Recife, e programa de proteção de encostas que produziram transformações na infraestrutura e principalmente transformações sociais na vida das pessoas.

Em seu discurso, a vereadora Cida Pedrosa disse que o Título de Cidadã do Recife foi entregue por merecimento. “Cada vez que subo nesta tribuna, para homenagear mulheres, eu me emociono. É como se abrisse esse espaço, ainda tão masculino, que pouco reconhece, respeita e valoriza nossas trajetórias. Promover eventos como esses ajuda a registrar o curso de nossos avanços e a importância política que exercemos aqui e fora da Câmara”, disse. Cida Pedrosa acrescentou que terminar o seu primeiro mandato celebrando Marilia Dantas “é uma felicidade imensa. Me honra muito ser a vereadora que lhe entrega o Título de Cidadã do Recife”.

Cida Pedrosa afirmou que “o Recife é uma cidade fêmea, composta por uma população majoritariamente feminina. É uma cidade com percentual de mulheres maior do Brasil. Por isso, que normalmente digo Recife cidade-fêmea. As mulheres que por aqui passaram ajudaram a moldar o povo que somos hoje: ousado, inventivo, sonhador”. Ela destacou e disse que “em Tejucupapo, berço de Marília, na Zona da Mata Pernambucana, mulheres como nós, heroínas do dia a dia, lutaram juntas contra os holandeses, com tudo em mãos. Ganharam, resistiram e retomaram os seus territórios. Seguem até hoje como rota de nossas conquistas. Marília Dantas herdou a tradição de sua gente”.

A vereadora Cida Pedrosa fez a entrega do Título de Cidadã do Recife, com a respectiva  medalha, a Marília Dantas. O ex-vereador Benjamin da Saúde foi convidado à tribuna. Ele afirmou que a presença de numerosas autoridades, na solenidade, comprovava o prestígio da homenageada. Disse, ainda, que não fez a entrega do Título no exercício do seu mandato por causa da pandemia de covid-19. “Marília Dantas é de extrema importância para a nossa cidade. Ele tem uma carreira de sucesso, mas vai chegar muito longe ainda. Junto com a vereadora Cida Pedrosa, fazemos essa homenagem por tudo o que ela realiza há 11 anos no Recife”.

Em seguida, Marília Dantas discursou, na condição de mais nova cidadã do Recife. Ela agradeceu a Cida Pedrosa, ao ex-vereador Benjamin da saúde, ao prefeito João Campos e ao ex-prefeito Geraldo Julio. Foi um discurso marcado pela emoção, interrompido por lágrimas. “É com muito orgulho que recebo esta honraria pela Câmara Municipal do Recife. Este reconhecimento não é só pessoal, mas é uma celebração a todos os que estiveram comigo nesta jornada. E não foram poucas pessoas. Sempre foi um reflexo de um trabalho coletivo. Ressalto com toda alegria em poder contribuir pela irrelevante missão que tenho como secretária de Infraestrutura do Recife e também diretora-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife”.

Marília Dantas rememorou sua trajetória pessoal. “Ela também me torna cidadã do Recife, pois é permeada por muito afinco e esforço. Mas eu não seria a mesma sem quatro pilares que carrego como fundamentais em minha vida: minha fé em Deus e em Nossa Senhora, o amor ao próximo, a educação como agente modificador de realidades e a crença incansável na justiça. Esses são para mim pilares básicos. Essa minha convicção decorre de minha maior e melhor herança: a formação e os ensinamentos que recebi dos meus pais que, apesar das dificuldades, se empenharam em incutir em mim valores que tenho certeza que me fazem chegar ao mundo e a agir perante os desafios, com a certeza de o respeito, o amor e a honra são imprescindíveis para chegar a qualquer objetivo”. Foi aplaudida de pé.

Ela também fez um pequeno balanço, no discurso, citando diversas obras urbanas realizadas através da Secretaria de Infraestrutura e da Emlurb. Após os discursos, o presidente da Câmara Municipal e também da reunião solene, vereador Romerinho Jatobá, fez as considerações finais e parabenizou Cida Pedrosa e Benjamin da Saúde. Ele também disse que o Título de Cidadã foi votado e aprovado por unanimidade, em reconhecimento ao trabalho feito em prol da cidade. “O trabalho que você desenvolve na cidade é muito importante. Que bom fazermos essa justa entrega, em nome do povo do Recife”. Ele convidou a todos os presentes para que, de pé, ouvissem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a reunião solene

Em 17.12.2024.