Presidente Romerinho Jatobá faz balanço dos quatro anos de gestão

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) fez um balanço de sua trajetória na condução da Casa de José Mariano nesses quatro anos e disse que o Poder Legislativo Municipal, nesse período, pode fazer muitas entregas e que “o futuro do Recife passa por cada decisão tomada aqui nesta Casa”. Ele afirmou que estava encerrando este ciclo “com o sentimento de dever cumprido e com a gratidão por ter exercido, ao longo desses anos, a honrosa missão de servir à população do Recife. Como presidente desta Casa, nossa gestão buscou colocar o Poder Legislativo como protagonista em momentos decisivos para a cidade”, disse, na reunião plenária desta terça-feira (17).

Ele começou o balanço falando do primeiro ano de sua gestão à frente da Comissão Executiva, em 2021. “Reafirmamos o compromisso com o desenvolvimento da cidade ao destinar R$ 30 milhões à Prefeitura para investimentos em obras públicas em bairros e comunidades. Uma parceria inédita entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, trabalhando em prol da qualidade de vida do recifense. A eficiência nos gastos públicos, a aproximação da Casa com a população e a informatização dos processos legislativos são marcas da nossa gestão na Comissão Executiva”, disse.

No ano de 2022, conforme disse o presidente, foi enfrentado um dos maiores desafios da história recente da cidade, quando as fortes chuvas atingiram o Recife e impactaram profundamente a vida de milhares de famílias. “Em um ato de responsabilidade, destinamos R$ 15 milhões à Prefeitura do Recife para contribuir com o auxílio às vítimas desta tragédia”.

Romerinho Jatobá afirmou, ainda, que a sua gestão foi marcada pela modernização, aproximando o trabalho legislativo da população e investindo na informatização dos processos. “Em 2022, avançamos ainda mais na inclusão ao contratar intérpretes de Libras [Língua Brasileira de Sinais] para traduzir as reuniões ordinárias e solenes, garantindo acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva”.

Ele ressaltou, também, que a Casa teve um olhar especial para a formação de jovens, ao firmar uma parceria com a Escola Dom Bosco e abrir as portas para acolher 20 jovens aprendizes, com idades entre 14 e 24 anos, gerando oportunidades para o futuro. “Promovemos ainda um projeto de sustentabilidade ambiental ao implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos na Câmara, contribuindo para um Recife mais consciente e sustentável. Demos continuidade a importantes iniciativas, como o Novo Parlamento Jovem, a Procuradoria Especial da Mulher e a Escola do Legislativo, fortalecendo a participação cidadã e a educação política”.

Durante a sua gestão também foi criada a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo, a Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e Grandes Eventos e diversas Frentes Parlamentares para atender a temas essenciais, como o Centro do Recife, a Renda Básica, a Primeira Infância e a Educação Pública de Qualidade.

“Em 2023, encerramos o ano com trabalho intenso e resultados concretos. Foram elaborados 313 projetos de lei e, somando com outras proposições, alcançamos a marca de 13.759 iniciativas legislativas, quase 400 a mais que o ano anterior. Tivemos também o crescimento no número de projetos enviados pelo Poder Executivo, mostrando a relevância e a articulação deste Parlamento com os demais poderes”, disse.

O presidente ressaltou que ao longo dos quatro anos, muitas pautas fundamentais foram postas em discussão, como leis orçamentárias, educação, moradia, geração de oportunidades, limpeza urbana, o Parque da Tamarineira e outros temas importantes para a nossa cidade. “Cada projeto debatido e aprovado nesta Casa carrega o compromisso com a melhoria da vida dos recifenses, e muitos deles receberam emendas dos parlamentares para aperfeiçoá-los”.

Ele destacou, como dado histórico da gestão, de 2021 até este ano de 2024, o fato de ter sido apresentados mais de 50 mil requerimentos na Casa. “Foi um recorde em comparação à gestão anterior, quando, entre 2017 e 2020, foram apresentados  33 mil requerimentos. Esse avanço demonstra como a Câmara Municipal do Recife trabalhou em prol dos recifenses, levando suas demandas e soluções para as ruas, comunidades e bairros da nossa cidade”.

Ao avaliar como é possível conciliar as funções de presidente desta Casa e vereador do Recife, ele disse que é, “sem dúvida, um grande desafio. Mas realizamos essa missão com êxito, aproximando o Legislativo do povo recifense e levando resultados concretos para todos os cantos da cidade”, afirmou. 

“Nossa gestão é marcada por obras que transformaram o Recife em um lugar mais acessível, seguro e com melhor qualidade de vida. Através de pedidos do nosso mandato, mais de 40 ruas foram calçadas, foram realizadas obras de revitalização e pavimentação em paralelos, desobstrução de canaletas e melhorias em becos e vielas que garantiram um ambiente urbano mais organizado, promovendo mobilidade e acessibilidade em diversos bairros”, afirmou.  Ele disse que valorizou espaços públicos e lutou pela requalificação de praças importantes da cidade, como a Praça Jardim América, a Praça de Campo Grande, a Praça Mauricéia, entre outras.

“Na área da cultura, fomos autor da lei que tornou o Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do mundo, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. Também apoiamos mais de 300 eventos em diversos bairros e comunidades, como os festejos de Carnaval e São João, mantendo vivas as nossas tradições culturais”.

Ele lembrou, ainda, que sempre reconheceu que o esporte e o lazer também fazem parte da qualidade de vida do recifense. “Investimos na criação de espaços, como os gramadões da Campina do Barreto e do Coque, por exemplo, além da Academia Recife no Hipódromo, incentivando a prática esportiva e o bem-estar da população. Também é preciso lutar pela inclusão na nossa sociedade. Como autor da Lei 18.182, garantimos mais acessibilidade para os deficientes visuais, obrigando farmácias e drogarias a disponibilizarem listas de medicamentos genéricos com caracteres em Braille”.

Romerinho Jatobá fez questão de registrar a sua gratidão aos 20.264 recifensesque depositaram seu voto de confiança na gente, nesta última eleição, para seguir trabalhando pela cidade por mais quatro anos. Estou finalizando este mandato como o vereador mais votado no atual pleito com orgulho da nossa trajetória e do nosso trabalho. No próximo dia 1º de janeiro, terei a honra de dar posse aos novos vereadores, um feito histórico que não acontecia há mais de 30 anos. Pela primeira vez em três décadas, um presidente da Câmara Municipal do Recife, ao finalizar sua gestão, assume também o papel de dar posse aos seus colegas eleitos [por ter sido o mais votado nas eleições], reforçando o compromisso e a confiança que os recifenses depositaram em meu trabalho”, disse.

O vereador foi aparteado pelos vereadores Chico Kiko (PSB), Marco Aurélio Filho (PV), Hélio Guabiraba (PSB) e Luiz Eustáquio (PSB) que elogiaram sua gestão como presidente da Câmara Municipal do Recife. 

 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Romerinho Jatobá.


Em 17.12.2024.