Profissionais do SUS e do Samu Recife são elogiados na Câmara do Recife

A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e elogiosas referências aos profissionais que trabalham no serviço público de saúde, sobretudo os que fazem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu Recife, foi tema de discurso do vereador Tadeu Calheiros, cujas palavras foram ratificadas pelo vereador Samuel Salazar, ambos do MDB. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (10), as categorias de socorristas, técnicos em enfermagem, paramédicos e médicos foram reconhecidas e citadas como aquelas cujos profissionais fazem a diferença na vida do cidadão brasileiro.

O reconhecimento dos profissionais de saúde e do Samu Recife partiu do vereador Tadeu Calheiros, que contou uma experiência pessoal. “No sábado, dia 30, eu enfrentei uma situação familiar com risco de morte de minha mãe. Ela não morreu porque foi socorrida de pronto pelo Samu Recife. Mas, ela não foi atendida porque sou médico, pois os técnicos sequer sabiam que se tratava de minha mãe. Portanto, fomos atendidos em estado de emergência como usuários comuns do SUS”, disse. Ele citou que a mãe foi intubada na via pública porque era grande o risco, assim que os técnicos chegaram e constataram a gravidade do caso. Esse procedimento impediu a morte dela.

De acordo com o vereador, o serviço é “muito bem coordenador e capacitada pelo doutor Leonardo Gomes”. Ele também elogiou o médico “doutor Diego, cirurgião toráxico, que comandava a equipe do dia”. Tadeu Calheiros disse que nenhum plano de saúde poderia ter prestado um atendimento de emergência melhor do que o oferecido à mãe, pelo SUS. Ele aproveitou para agradecer aos profissionais que a atenderam.

Ao pedir aparte, o vereador Samuel Salazar reforçou que o SUS e os profissionais da rede pública de saúde fazem a diferença na vida das pessoas. Ele elogiou o coordenador do Samu Recife, médico Leonardo Gomes. “Doutor Léo é um craque. Ele é uma referência no serviço de resgate. Na época das enchentes, no passado, ele foi nos representar no Rio Grande do Sul, juntamente com sua equipe. Ele foi para o Sul, emprestar os seus conhecimentos. Entendemos que nós, enquanto parlamentares, precisamos lutar para valorização desses profissionais do SUS”, disse.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Tadeu Calheiros.

Em 10.12.2024.